Apae comemora Semana das Deficiências com alerta
A Apae colinense está desenvolvendo várias atividades com os alunos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que vai de 21 a 28 deste mês e aborda o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.
A Semana é realizada anualmente por todas as Apaes do Brasil e tem como foco a luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a conquista de novos espaços de inclusão.
“Muito já foi feito para diminuir as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae, mas a luta é ininterrupta para melhorar cada vez mais a vida dos nossos atendidos”, explicou Maria Alice M. Polizelli, diretora da entidade.
O destaque da programação em Colina é a sessão de cinema em Bebedouro, que acontece na manhã da próxima segunda-feira, 26. No dia seguinte (27) os alunos realizam passeio no sítio, com piquenique e atividades recreativas. A Semana começou ontem, 21, com gincana entre classes, com a participação de alunos e professores. Hoje, 22, tem atividades recreativas nos dois períodos. Amanhã, 23 e no encerramento, dia 28, tem apresentação das oficinas de violão e dança do Centro de Projetos Sociais.
APAES EM RISCO
O futuro da entidade que presta um importante serviço às famílias com portadores de necessidades especiais está em risco. Um movimento tenta conscientizar a população para que a Apae continue a realizar o seu trabalho.
O ponto principal da discussão é a manutenção do texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que garante a opção das pessoas com deficiência intelectual de serem matriculadas nas escolas de educação especial como as das Apaes. O governo federal entende que as escolas regulares devem fazer esse papel, forçando a inclusão. Se não houver uma articulação da sociedade e esse entendimento for tomado como regra, as Apaes podem vir a fechar.
“Esperamos que a sociedade acompanhe esse movimento de perto porque essa luta não é só nossa, mas de todos”, finalizou a diretora.
Postado em 23/08/2013
Por: A Redação