O Dia de Campo realizado no último dia 5, no Polo Regional da Alta Mogiana, mostrou que a APTA colinense é referência quando o assunto é gado de corte. As pesquisas geradas aqui já estão sendo aplicadas por empresas e produtores de todo o país.
Recentemente dois artigos de pesquisas desenvolvidas pela APTA colinense foram publicados por duas revistas científicas, consideradas as melhores do mundo. “Um deles sobre técnicas de inseminação artificial em tempo fixo foi divulgado na Theriogenology e outro na Meat Science, a principal revista sobre qualidade de carne do mundo em que abordamos os efeitos da imunocastração sobre a qualidade da carne de bovinos confinados”, explicou Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador da área e um dos palestrantes do Dia de Campo, promovido em parceria com a Beelman/Nutreco.
Todas as edições do evento foram realizadas em Colina porque as descobertas feitas aqui tem contribuído para o setor. “A intensificação da produção é a única forma do produtor de bovinos continuar na atividade. Uma das linhas de trabalho, que tem sido uma inovação, é o confinamento no pasto. Temos estudado essa tecnologia que permite ao produtor obter ganho no pasto com os obtidos com os animais em confinamento”, comentou Siqueira.
O Dia de Campo reuniu 80 produtores e técnicos de diversas cidades paulistas e também dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. As palestras sobre “Suplementação de seca com BellPeso SV e variadas proporções de fontes proteicas” foi proferida por Rodolfo Maciel Fernandes. O tema “Como avaliar meu pasto para definir o sistema de suplementação?” foi abordado por João Alexandrino Alves Neto e Aline Domingues Nogueira. A Tecnologia do diferimento e suplementação na seca: época de diferimento, adubação, potencial de lotação, qualidade e suplementação tiveram como palestrantes João Marcos Beltrame Benatti, Ivanna Moraes e Flávio Dutra de Resende, diretor e pesquisador da APTA Colina. A “Terminação a pasto no período da seca: BellPeso SV ou Confinamento Expresso?” foi apresentado por Gustavo Siqueira. As dinâmicas foram realizadas no campo, de forma participativa.
O Dia do Campo repassou aos produtores e técnicos as tecnologias geradas na APTA colinense.