Curso de Turismo Rural capacita 3ª turma e professora revela que Colina tem potencial
Os formandos com a professora Ângela.
O turismo é um dos segmentos que mais cresce no país e de olho nessa fatia lucrativa do mercado muitas pessoas estão se capacitando para investir no próprio empreendimento ou simplesmente para agregar valor aos produtos e a propriedade.
Com esse objetivo que há 3 anos o município fez o pedido para a vinda do curso, que é realizado por meio de convênio entre o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e SIRVARIG – Sindicato Rural do Vale do Rio Grande com apoio da Prefeitura e Banco do Povo.
O curso existe há 9 anos e é desenvolvido em mais de 400 municípios, a maioria do Estado de São Paulo. Em Colina ele chegou em 2011 e já capacitou 50 alunos. O mais importante é que o “Certificado Nacional de Capacitado para o Turismo Rural” tem validade em qualquer lugar do país.
O Festival Cultural Gastronômico, realizado no último sábado, 23, no espaço de eventos do Hotel Danúbio, foi a cerimônia de encerramento da 3ª turma, composta por 13 alunos que frequentaram os 10 módulos da capacitação no transcorrer deste ano.
“Colina possui um grande potencial para o turismo rural por conta da paisagem belíssima, da cultura equestre e de ser conhecida como ‘Capital Nacional do Cavalo’, um título de peso que ajuda bastante, sem falar da hospitalidade do povo que é muito grande”, declarou Ângela Barbieri Nigro, de Araraquara, que é professora e instrutora do Senar e periodicamente vem a Colina para ministrar as aulas, que são desenvolvidas no Banco do Povo e nas propriedades rurais.
Um dos exemplos dos empreendimentos que foram impulsionados pelo curso é o ponto de venda montado na Comunidade Terapêutica Terra Santa, que será usado nos finais de semana para a venda de produtos produzidos na própria entidade.
A aluna Miralda Bach, proprietária do Hotel Danúbio, incentivada pelo curso, também resolveu colocar em prática o projeto do salão de eventos, que foi apresentado à comunidade durante o festival, o 1º evento realizado no mais novo espaço do hotel. O festival também deu a oportunidade para pequenos empreendedores exporem seus produtos.
Além dos alunos, professora Ângela e vice-prefeito Ronaldo Daher, que é aluno da 3ª turma e também representou o prefeito Mi, o festival contou com a participação do coordenador do Senar, Nestor Leonel; do presidente do Sirvarig, Cyro Ferreira Penna Júnior, que também é diretor da FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo; Marcoantônio Pinto Neto, representante do deputado Itamar Borges, que é membro da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, convidados e público em geral. O curso será novamente realizado em 2014, capacitando mais colinenses para o turismo rural.
O festival gastronômico explorou a culinária local.
O evento foi conduzido pelo aluno Alberto Raad.
Público que prestigiou a cerimônia, que encerrou as atividades neste ano.
Aluno Guilherme Junqueira Franco entrega camiseta do curso ao coordenador do Senar, Nestor Leonel.
Cyro Penna, presidente do SIRVARIG, durante seu pronunciamento.
Alunos e ex-alunos juntos no encerramento da 3ª turma.
Professora Ângela com os parceiros e alunos.
Postado em 29/11/2013
Por: A Redação