Jornais paulistas questionam lei eleitoral
Nova diretoria contribui ainda mais para a união dos jornais paulistas.
A democratização da informação e o futuro dos meios de comunicação impressos foram discutidos durante a segunda edição do encontro temático “Os Desafios do Jornal Local”, promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP) em 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de Guararema (SP).
Proprietários, diretores e representantes de jornais do interior do Estado foram recepcionados no Guararema Parque Hotel Resort.
Segundo Carlos Balladas, presidente da Adjori-SP, o objetivo do encontro é unir os veículos regionais de comunicação para trocar experiências e debater sobre o futuro dos jornais impressos e digitais.
Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas: sistema de auditoria, a representação dos veículos filiados a entidade em Brasília e consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a veiculação de anúncios de cunho eleitoral. Também iniciou-se um diálogo sobre eventuais parcerias operacionais com a Adjori-Brasil.
Balladas chamou a atenção dos convidados para a importância de aderir ao Certificado de Circulação e Tiragem. “É um documento que confere credibilidade ao jornal e facilita ao veículo acesso ao sistema de seleção das agências de propagandas responsáveis pelos anúncios do governo federal”, esclarece.
Outra preocupação dos jornais é a lei que regulamenta os anúncios de propaganda política no período eleitoral, considerada pelo setor extremamente restritiva. A legislação vigente obriga aos jornais e revistas publicarem o valor cobrado no corpo do anúncio. Em seu pronunciamento, sobre o assunto Balladas declarou: “Nós vamos solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um esclarecimento sobre a Lei 12034. Esta lei inibe a veiculação de anúncios dos candidatos e partidos no período eleitoral. Em nenhum outro recurso de propaganda eleitoral, sejam folhetos, bandeiras ou outros candidatos ou partidos são obrigados a publicar no material o valor pago. E mais, esta lei obriga os jornais a tratar igualmente os desiguais, já que os candidatos que desejam, legitimamente, utilizar os jornais como uma ferramenta de propaganda em sua campanha, pagará o mesmo valor daquele que publica um único anúncio. E se não bastasse isso, os jornais já emitem as faturas relativas às publicações declaradas na prestação de contas de cada candidato”.
Durante o encontro, Balladas também anunciou a nova diretoria da Adjori-SP. O diretor do Jornal Diário de Osasco, Marcelo Sanazar, assumiu a vice-presidência da entidade. Assumiram os cargos de 1º e 2º Secretário Alexandre Taniguchi (Jornal A Comarca de Avaré) e Tadeu Ligabue (Jornal Gazeta de Vargem Grande), respectivamente. No Conselho Fiscal, a função de 4º Conselheiro ficou a cargo de Augusto Fernando dos Reis, do Jornal Folha da Estância de Paraguaçu.
ADJORI-SP
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie