O processo de reestruturação e renovação da FAMCOL – Fanfarra Municipal de Colina entra numa nova fase com a contratação de um novo maestro, aquisição de instrumentos e abertura de inscrições para novos integrantes.
“Tivemos algumas dificuldades no ano passado já que o acervo instrumental necessitava de novas aquisições e o processo não evoluiu como o planejado”, explicou a secretária de Educação, Elizabete Milani Neme.
O processo de reativação da FAMCOL teve início no final do ano passado com a aquisição de novos instrumentos, adereços e vestuários. A Prefeitura, em parceria com o Ponto de Cultura, investiu cerca de R$ 15 mil e adquiriu diversos instrumentos, como trombones de vara e tenor, trompetes, bombardinos, entre outros.
“Nosso objetivo é fortalecer o trabalho musical da FAMCOL e habilitá-la a concorrer em condições de conquistar novos títulos”, ressaltou a secretária.
“REGER A FAMCOL SERÁ DESAFIO”, REVELOU MAESTRO
O maestro Flávio Costa, que possui currículo recheado de títulos pela Banda Marcial Mirim de Araçatuba, vasta experiência e um histórico de sucesso à frente de corporações musicais, revelou que reger a fanfarra colinense será um grande desafio. “Estar à frente de uma corporação de tradição, super premiada e reconhecida em todo o Estado é um grande desafio, mas estou confiante nessa nova fase”.
Ele adiantou também que uma das novidades será a alteração da categoria de fanfarra simples para banda marcial, mantendo o nome FAMCOL. Os alunos ainda terão aulas técnicas de instrumentos de sopro, percussão sinfônica e de percussão marcial; além de aulas práticas e teóricas para uma boa leitura musical.
O repertório deverá ser mantido com a utilização de músicas populares não dispensando, no entanto, peças mais técnicas, importantes para o desenvolvimento dos músicos. A Secretaria de Educação informou que a princípio será priorizado o corpo musical. A reestruturação do corpo coreográfico ficará para uma segunda fase.
O novo maestro será apresentado amanhã, dia 14, quando serão retomados os ensaios que acontecem na EMEF “Lamounier de Andrade”.
INSCRIÇÕES
As inscrições para fazer parte da FAMCOL estão abertas, preferencialmente para alunos da Rede Municipal de Ensino. Estudantes de outras escolas (estadual e particular) também podem participar.
Os interessados devem comparecer ao ensaios na EMEF “Lamounier de Andrade”, que acontecem às sextas-feiras, das 17 às 19h e aos sábados, das 8h30 às 11h.
Os novos instrumentos adquiridos para a fanfarra colinense.