Desfile da “Unidos do Teto” vai homenagear o mascote da Copa
A bateria da escola promete “estremecer” a avenida.
Depois das Olimpíadas de Inverno em Socchi, na Rússia, os olhos de todo o mundo estão voltados para o Brasil, que dentro de 104 dias sedia a Copa do Mundo, o evento futebolístico mais importante do planeta.
Como a bola da vez é a Copa no Brasil o samba enredo da escola vai fazer referência ao mascote da competição, o Fuleco, o tatu bola, uma espécie nativa da fauna brasileira que está ameaçada de extinção. O nome é uma junção das palavras futebol e ecologia.
A letra do samba enredo “Futebol Ecologia” é de Joaquim José de Almeida Filho “Zaía”, integrante da escola e atualmente vereador. A bateria da escola está afinada com o samba, que terá algumas “paradinhas” durante a execução.
A escola fará duas apresentações no carnaval deste ano. A primeira no sábado, às 21h, no bairro Nosso Teto. O desfile no Colina Folia acontece na noite de segunda-feira também às 21h. A apresentação da escola no carnaval popular do ano passado foi a que concentrou o maior público.
A escola promete muita animação, alegria e samba no pé dos componentes que aumentaram e já são mais de 200. O samba enredo será retratado em três carros alegóricos e várias alas, como a das baianas.
Segundo o diretor Beto Lima, a escola recebeu uma ajuda de custo da prefeitura para auxiliar na confecção das fantasias e adereços. “O material usado nas fantasias encarece muito nesta época do ano e essa ajuda foi muito bem vinda. A barraca montada nos ensaios, realizados desde o início do ano, também é uma fonte de renda”, explicou Lima, que acrescentou, “a comunidade inteira do Nosso Teto e Vila Guarnieri se mobiliza para o carnaval e todos ajudam no que podem. Contamos também com o trabalho voluntário das costureiras dos bairros. Os integrantes da bateria vão usar uma nova fantasia, conseguida com a ajuda de patrocinadores”.
A Unidos do Teto foi criada em 1995 e nos 19 anos de existência deixou de desfilar apenas por 5 anos, sendo que esté é 5º após o regresso.“O sucesso alcançado na apresentação do ano passado incendiou o público e isso, para nós, foi o ápice de nossa trajetória”, revelou Lima, que convida toda população para prestigiar a apresentação. Confira a letra do samba enredo
“Futebol Ecologia”
Unidos do Teto
A hora chegou
Só alegria
Contando a história do Fuleco
Fuleco é samba, futebol ecologia
Fuleco é o mascote da Copa
É o tatu bola do Brasil
Espécie em extinção
Vamos preservar que ele sumiu
Ô, ô, ô, ô é seleção
Mostrando o melhor futebol do mundo
Dando um show na estreia no Itaquerão
A torcida faz o lá lá
A bola rola no gramado
Vai pro fundo da rede
Olha o grito do gol
No futebol e samba nós somos apaixonados
Dale dale Brasil
Vem, vem que tem
A hora é essa
Aqui não vai ter pra ninguém
O Carnaval
É emoção
No samba do Fuleco Leco, Leco
É o Brasil com a taça de ouro na mão
E assim eu falei
Postado em 01/03/2014
Por: A Redação