Estabelecimentos que manipulam alimentos terão que ter lixeiras
Os estabelecimentos que manipulam alimentos e não possuem lixeiras terão que providenciar a instalação, conforme determinam as leis estaduais e o próprio Código de Postura Municipal.
A Vigilância Sanitária iniciou no último dia 18 o trabalho de fiscalização e inspeção de bares, restaurantes, lanchonetes, etc que será realizado em 3 etapas.
“Primeiro o estabelecimento será notificado, na sequência será feita nova fiscalização e por último será emitido o auto de infração caso as lixeiras não forem providenciadas. A fiscalização, iniciada na área central, abrangerá todos os bairros da cidade”, explicou Sílvio Paro, chefe da VISA local.
Segundo estatística, 70% destes estabelecimentos não atendem às normas. O tamanho das lixeiras deve ser adequado ao tamanho e à altura do lixo produzido para coibir o acesso dos cães.
“Esperamos contar com a colaboração de todos. As adequações são necessárias para a manutenção da saúde pública e para uma cidade mais limpa”, destacou Paro.
Os comerciantes terão 30 dias para a instalação das lixeiras, a partir da data da emissão da notificação. A multa para quem descumprir a lei varia de 10 a 10 mil UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, que tem valor de R$ 20,14. Até o momento 40 estabelecimentos foram visitados e 25 notificados.
Postado em 08/03/2014
Por: A Redação