Atrás das árvores retorcidas da caatinga se um oásis, ou melhor, uma verdejante plantação de melão. Estamos em uma das fazendas da Agrícola Famosa, com 7.600 hectares, que fica bem na divisa dos Estados: 80% está no Ceará e o restante no Rio Grande do Norte. 

Foto aérea da Fazenda Mossoró S.A. - FAMOSA -onde fica o escritório da empresa.
 
A fazenda é dividida em módulos, todos protegidos por uma faixa de vegetação nativa que serve como quebra vento. Produzir melão requer muitos detalhes que vão desde preciosos cuidados artesanais até tecnologia de última geração. 
Bebeto concede entrevista para a Inter TV, filial da Rede Globo, após participar do 44º AGROEX (Seminário do Agronegócio para Exportação), realizado em Mossoró-RN. Bebeto palestrou sobre o seu  caso de sucesso como empreendedor
 
E quem conta os detalhes desta olericultura é o colinense Luiz Roberto Maldonado Barcelos “Bebeto”, 46, que fez com o melão uma grande história de sucesso. 
ADVOGADO E AGRICULTOR 
Bebeto é filho de Luiz Paulo Barcelos/Rosy, casado com Marta Bernardes e tem 3 filhos (Celina, Bráulio e Beatriz). Formado em Direito pela USP, advogou por 4 anos na capital paulista. Um de seus clientes era uma trading que exportava frutas. 
“Devido às raízes com a agricultura me identifiquei com o trabalho e com o diretor da empresa que, atualmente, é meu sócio. Posteriormente, isso em 1991, ele me convidou para integrar a trading, aceitei. A empresa comprava maça em SC, laranja no interior de SP, manga em Petrolina/PE e melão em Mossoró/RN”, conta Bebeto. 
Entrada da Fazenda Famosa
 
Em 1994, com o Plano Real, o dólar caiu demais inviabilizando as exportações e a trading fechou. Então, no ano seguinte, decidiram abrir a Agrícola Famosa e plantar melão. O nome Famosa é originário de: Fazenda Mossoró S. A. 
“Em julho de 1995, juntamente com a família, me mudei para Mossoró. Na época não tínhamos capital de giro para fazer grandes investimentos, então optamos por plantar melão, já que não tínhamos dinheiro para comprar frutas e exportar.
  
Funcionários fazem a semeadura das sementes nas bandejas.
                                            
Bebeto com a muda de melão de uma semana, pronta para ir para o campo
 
Estufa abriga milhares de mudas
         
O melão tem ciclo rápido, 60 dias após o plantio já se colhe a fruta, enquanto que maçã, laranja ou manga seria necessário esperar de 4 a 5 anos para começar a produzir e, consequentemente, maior capital de giro”, relembra. Barcelos também explica que outro atrativo foi o preço das terras, na ocasião compramos a primeira fazenda ao preço de R$ 150,0 o hectare. A visão estrategista também pesou na decisão, já que a região está geograficamente bem posicionada, próxima a três portos em linha com os mercados europeu e americano. 
Melões quase prontos para colheita
 
Módulo com a plantação de melão, circundado por bordaduras de árvores nativas que funcionam como quebra vento
 
NÚMEROS GRANDIOSOS ATESTAM O CRESCIMENTO 
“Começamos plantando 3 hectares de melão a cada 10 dias, eu era responsável pela produção e meu sócio pela comercialização que se restringia ao mercado interno. Hoje, depois de 16 anos, a gente planta cerca de 230 hectares por semana que, somados durante a safra, representa o cultivo de 6 mil hectares”, destaca. Bebeto conta que hoje a Agrícola Famosa produz cerca de 145 mil toneladas de melão por safra, o que confere a empresa o título de maior produtora da fruta no mundo. Deste total cerca de 75% (120 mil t) são exportados para vários países da Europa e o restante fica no mercado interno. 
Entre os cinco maiores produtores de melão para exportação no Brasil, a Famosa está em 1º lugar e detêm 75% da fatia. O 2º produtor fica com 10%. Em plena safra são embarcados em média 300 containers (20t cada) por semana, uma faixa de 60 por dia. Para isso  são usados os portos de Fortaleza e Suape/RN. O faturamento da empresa para este ano está estimado em 220 milhões de reais e a previsão de crescimento é de 30% ao ano. 
O crescimento está diretamente ligado a uma grande estrutura que envolve funcionários, parceiros e compradores. O emprego de alta tecnologia, aliado a sustentabilidade e responsabilidade social, são imprescindíveis para atender as exigências do mercado internacional, o grande consumidor dos produtos da Agrícola Famosa. 
Melões da variedade CHARANTAIS, prontos para colheita.
Esses melões são protegidos, um a um, com saco de papel.
Depois de ser transplantada para o campo, em 60 dias o melão completa o ciclo produtivo e a fruta está pronta para a colheita. 
Antes do plantio das mudas, o local recebe um plástico, de baixa densidade, que é furado apenas no local da cova, onde se planta a muda. O material segura a umidade da irrigação e protege contra ervas daninhas.
 
Mudas recém plantadas.
 
Talhão com plantação em plena produção.
 
“A cultura do melão utiliza um processo de produção muito manual, com inúmeros detalhes e para isso é preciso muitas pessoas, tanto que hoje a empresa conta com mais de 5 mil funcionários diretos registrados. Atualmente a empresa maneja uma área de 20 mil hectares, sendo 14 mil própria e 6 mil arrendada”, informou Barcelos que explicou que é preciso muita área, já que o plantio obedece o processo de rotação anual, outra parte é destinada à reserva legal (item obrigatório para exportação) e também as bordaduras de árvores nativas em cada módulo. 
Outro exemplo  da grandiosidade dos números é a quantidade de metros de mangueira utilizados na fertirrigação por gotejamento. Segundo ele, em cada hectare de melão são instalados 5 mil metros de mangueira. Se multiplicar este número por 6 mil hectares, dá 30 milhões de metros, que em linha reta vai de Mossoró a São Paulo (3 mil km) 10 vezes. 
DIVERSIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO 
A disponibilidade de área, o domínio de técnicas de produção e a grande estrutura montada fez com que a empresa investisse na diversificação plantando melancia, com e sem sementes, também destinada ao comércio exterior, mamão papaia e formosa e banana, todos exportados. 
Plantação de bananas, com os cachos todos protegidos.
 
Bananas, tipo Naninca, prontas para exportação.
 
Plantação de mamão tipo Papaia e Formosa.
 
Estas frutas também são exportadas.
 
Ainda nesta linha também está sendo produzido, em menor escala, tomate cereja, milho adocicado, abobrinha, berinjela, mini-pepino e outras hortaliças.
 
A sobra grande de melões, abaixo do tamanho ideal para o mercado, era um problema que se transformou em um novo negócio. Após análise nutricional constatou-se que seria um ótimo alimento para o gado, que também utiliza as ramas do melão após a colheita para pastagem nos módulos que recebem cerca elétrica. Atualmente o rebanho já ultrapassa 2 mil cabeças. 
Rebanho bovino, de cerca de 2 mil cabeças, está integrado à produção da fazenda. O melão faz parte da alimentação dos animais.
 
Para promover a fertirrigação foram perfurados dezenas de poços artesianos (todos com outorga, exigência para exportação) e com o excedente de água foi montada uma piscicultura de tilápia, que é comercializada e também fornecida no cardápio dos funcionários.
A água dos poços também deu origem à psicultura. Os peixes integram o cardápio dos funcionários.
 
A alimentação dos funcionários é preparada em uma cozinha industrial com nutricionista e serve mais de 5 mil cafés da manhã e almoço; no jantar o número reduz para 2 mil que é a quantidade de funcionários que residem mais  distantes e permanecem no estrutura do alojamento, que recebeu elogios do Ministério do Trabalho. 
 
 
 
A Agrícola Famosa tem uma frota com 140 tratores e 60 ônibus para transporte dos funcionários.
O consumo de diesel é de 200 mil litros/semana. Já o consumo de energia passa de 1 milhão de reais/mês durante a safra. 
EXPORTAÇÃO: O GRANDE FILÃO 
Cada fazenda possui o seu packing house onde as frutas são selecionadas e embaladas de forma específica, conforme o país de destino. Depois de climatizadas em câmeras frias, são colocadas nos containers, também resfriados, que seguem para o porto. 
Continua no link: http://ocolinense.com.br/?acao=Noticia&Area=301

Postado em 17/12/2011
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.794
Ontem:1.063
Total:133.903
Recorde:10.653
Em - 14/09/24