As aulas do Projeto “Kung Fu na Escola” estão em pleno vapor em cinco unidades de ensino da Rede Municipal, atendendo cerca de 200 alunos com idade entre 6 e 12 anos.
As aulas, gratuitas, são ministradas pelo coordenador do projeto, Prof. Gilberto Gonçalves e auxiliadas por Renato Teixeira Rodrigues no horário contrário das aulas. O projeto foi implantado pela prefeitura em 2009 e está no 5º ano atingindo bons resultados.
A secretária de Educação Elizabete Milani Neme, informou que as crianças participantes têm desempenhado bem as atividades escolares. “Além da prática esportiva, o projeto promove a inclusão e integração. Os alunos que praticam a modalidade desde pequenos agem com maior tranquilidade no ambiente escolar e priorizam relacionamentos e atividades em grupo. Todas essas características, combinadas, criam um ambiente pedagógico rico”, explicou a secretária.
Para o professor Gilberto Gonçalves o Kung Fu é uma prática saudável, desenvolvida em ambientes educativos, longe das ruas e dos perigos de exposição em situação de risco e vulnerabilidade.
“As crianças participantes tornam-se mais responsáveis, seguras e aprendem a importância da disciplina. A arte marcial permite o desenvolvimento de valores éticos e morais, melhora o condicionamento físico e mental, bem como facilita a integração escolar e o convívio familiar e social”, destacou Gonçalves.
Os interessados em participar devem procurar a secretaria das escolas onde as aulas são ministradas.