O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Colina, começa a funcionar na próxima terça-feira, dia 15, ao lado do Pronto Atendimento Municipal. As ligações gratuitas pelo 192 devem ser feitas em casos de urgência e emergência.
A base do SAMU, que conta com ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), composta por motorista (socorrista) e técnico de enfermagem, será regulada pela Central de Barretos que responde pelos 10 municípios da Regional de Saúde e para onde serão encaminhadas todas as ligações feitas no município via 192.
A secretária de Saúde, Priscila Ramos, explicou que é o médico regulador que faz o diagnóstico da situação e aciona a ambulância, USB ou branca (de transporte simples), conforme a necessidade. “Se o caso for de emergência à medida que o médico conversa ao telefone a ambulância desloca-se até o local”, informou Priscila.
Uma reunião, realizada no mês de março, com o coordenador regional do SAMU, Dr. Guilherme Manzan Duarte, esclareceu às equipes da Rede Municipal de Saúde sobre o novo serviço que vai permitir a ampliação do atendimento prestado à população. A conquista do SAMU é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal/Ministério da Saúde.