Guarani obtém certificação Valore por produção sustentável
A Guarani e quatro de seus fornecedores de cana-de-açúcar acabaram de conquistar a certificação Valore, desenvolvida pela Bayer CropScience. Essa conquista é resultado dos esforços da indústria e dos produtores em busca da sustentabilidade de seu negócio, seguindo o tripé: economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
Segundo Edilberto Banwart, superintendente de Sustentabilidade, Segurança e Qualidade da Guarani, a certificação Valore é o reconhecimento das boas práticas na cadeia de valor da empresa. “Um diferencial para essa conquista foi o comprometimento e capacidade de ação de todos”, acrescenta. Durante toda a última safra, os envolvidos foram acompanhados pela equipe da Bayer responsável pelo programa Valore, que ofereceram todo o suporte necessário para o processo de auditoria, realizado pela reconhecida certificadora global TÜVRheinland.
“Para nós, da Bayer CropScience, é uma grande satisfação apoiar uma empresa como a Guarani, que trabalha pela sustentabilidade e pelo reconhecimento do setor sucroenergético. O programa de certificação Valore beneficia todos os elos da cadeia produtiva e a sociedade de uma forma geral, por viabilizar a produção de alta qualidade, em quantidade suficiente para atender à demanda mundial por combustíveis renováveis. Nosso principal objetivo é agregar valor a esta cadeia, viabilizando competitividade pelo acompanhamento rigoroso do processo de produção”, explica André Brante, diretor de Negócios da Bayer para a região Centro.
É o segundo ano consecutivo que a Guarani e seu grupo de fornecedores conquistam a certificação Valore na categoria Bronze.
Programa Valore
Criado em 2009, o programa de certificação Valore da Bayer CropScience visa, entre outros objetivos, assegurar a competitividade do produtor brasileiro e abrir as portas dos mais exigentes mercados internacionais. Dividido em três níveis – Bronze, Prata e Ouro –, o Valore engloba várias frentes até chancela máxima do produto, a Ouro. Além da preocupação com a sustentabilidade da cultura e com o meio ambiente, o projeto oferece ao agricultor benefícios como sustentabilidade dos negócios no longo prazo, diferenciação do produto, assistência técnica e expertise de profissionais da Bayer CropScience. Além disso, promove boas práticas agrícolas (com uso racional de insumos e recursos naturais); qualificação profissional, melhor gestão dos negócios (– alocação/ utilização dos recursos de forma mais eficiente) bem como diminuição dos custos da produção e maior produtividade.
Sobre a Bayer CropScience
A Bayer é uma empresa global com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de EUR 8.819 bilhões (2013), sendo uma das maiores empresas do mundo em ciências e inovação nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não-agrícolas. Oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções para a proteção de cultivos baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de apoio para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrangem desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 22.400 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 118 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,6 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo.
Sobre a Guarani
A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se entre as maiores produtoras de açúcar, etanol e energia. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique. Em 2013, a Companhia processou 19,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,5 milhão de toneladas de açúcar, 535 milhões de litros de etanol e 695 GWh de energia para a comercialização. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético. Para mais informações acesse:www.aguarani.com,br
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie