Há 60 anos, em abril de 1954, tinham início as obras de construção do então Ginásio Estadual de Colina, que depois recebeu o nome do patrono “Lamounier de Andrade”.
Os 60 anos de criação e os 59 de funcionamento da escola (foto) foram comemorados dia 14 de abril com diversas atividades desenvolvidas durante todo o dia, envolvendo o corpo docente e alunos.
Orientados pelos professores, os alunos desenvolveram diversos trabalhos em forma de cartazes, maquetes, poesias, além da montagem de um grande painel com fotos registrando os vários momentos na Lamounier, todos em exposição nos corredores da escola. A programação festiva contou com a presença do Padre Santana, que proferiu a bênção da unidade escolar e apresentações de dança e música, completaram as atividades.
A HISTÓRIA
A ideia da construção de um Ginásio em Colina começou a tomar corpo em 1953, com o lançamento da pedra fundamental. Foi então que o denodo do povo colinense em conjunto com as autoridades da época, obteve a primeira vitória: a aprovação da Lei nº. 2528, em 12 de janeiro de 1954, que criava o Ginásio Estadual de Colina e, em seguida, a autorização do Governo Estadual para pagar à Sociedade Filantrópica “José Venâncio Dias”, o terreno onde seria construída a escola. Foram inúmeros os esforços da população: doações, rifas, festivais e quermesses, com o objetivo de construir o prédio escolar. As obras tiveram início em abril de 1954 e a instalação solene deu-se em 1º de abril de 1955 com a aula inaugural em 14 de abril. A partir de então, os filhos de Colina não precisaram mais se deslocar do município ou interromper sua escolaridade.
Ainda em 1955, o Ginásio Estadual de Colina passou a denominar-se Ginásio Estadual “Dr. Lamounier de Andrade”.
No ano de 2010, com a municipalização do Ensino Fundamental, a escola passou a integrar a Rede Municipal de Ensino e recebeu diversas investimentos em todo o prédio, inclusive com ampliações que representaram mais de 1 milhão de reais.
Os alunos se interessam pela exposição que mostrou vários momentos da escola.
Anúncio: