O teatro é a mais nova modalidade oferecida pelo Centro de Projetos Sociais (Super Center) até que seja concluída a contratação de um profissional de Artes Cênicas que, inicialmente, ministrará as aulas nas escolas municipais, no contraturno escolar.
“O objetivo é que cada unidade educacional tenha o seu próprio grupo de teatro. Posteriormente, será montado um grupo único no Centro de Projetos Sociais, voltado a alunos e adultos interessados”, explicou Sílvia Moralles, presidente do Fundo Social de Solidariedade, responsável pela iniciativa de possibilitar as crianças, jovens e adultos o acesso à arte, como parte de suas atividades. O trabalho também conta com a ajuda das Secretarias de Educação e Promoção Social.
As pessoas, com idade igual ou superior a 50 anos, que desejam participar de todas as oficinas culturais podem fazer sua inscrição. Não é necessária a comprovação de renda e nem ser integrante do Grupo da 3ª Idade.
OS CURSOS OFERECIDOS
O Centro de Projetos Sociais oferece, gratuitamente, de 2ª a 6ª feira, durante todo o dia, aulas de Artesanato, Pintura em Tela, Dança e Música, sendo que esta última inclui instrumentos mais populares, como viola, violão, flauta doce, teclado, guitarra e coral.
Ao todo os cursos beneficiam cerca de 330 colinenses, sendo aproximadamente 300 alunos da Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino (do 3º Ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio) e 30 famílias beneficiárias do Programa Renda Cidadã.
“Através das oficinas, desejamos promover o acesso à educação, fomentar ações de cidadania e incentivar o desenvolvimento social e artístico, garantindo o direito individual de cada participante ao aprendizado cultural, promovendo a iniciação em algumas das áreas oferecidas”, ressaltou Sílvia.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Centro de Projetos Sociais de 2ª a 6ª feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
Alunos durante as atividades nas oficinas culturais.