Colina foi a primeira das 19 cidades da região a receber o “Projeto Matriciamento” dos AMEs – Ambulatórios Médicos de Especialidades de Barretos, sob a gestão do Departamento Regional de Saúde (DRS-V) e gerenciados pela Fundação Pio XII.
Os médicos que integram a Rede Municipal de Saúde participaram no último dia 23, no auditório da Secretaria de Educação, de capacitação sobre o projeto, ministrada pelo gerente do AME-Barretos, Dr. Arnaldo Godoy e pneumologista Dr. Benedito Caiel.
O objetivo do projeto é promover a capacitação de médicos e enfermeiros nos 19 municípios da região, além de contribuir para formar a gestão do sistema de saúde dessas cidades.
“Os AMEs de Barretos foram escolhidos entre as unidades do Estado para trabalhar junto aos municípios, ajudando o sistema de saúde primário a treinar os profissionais médicos e enfermeiros a respeito da importância do diagnóstico e encaminhamento adequados, além de treinar a mesma humanização no atendimento que é oferecido na Fundação Pio XII e nos AMEs”, esclareceu Dr. Edmundo Mauad, diretor dos AMEs.
A capacitação está sendo feita pelas duas unidades do AME de Barretos quanto à forma de fazer o encaminhamento de pacientes. “A tendência, na maioria das vezes, é encaminhar os casos clínicos e esses encaminhamentos acabam não sendo feitos da melhor forma possível”, explicou Dr. Godoy.
O projeto será desenvolvido em 3 etapas. “Na primeira fase será feito um diagnóstico das condições do sistema de saúde de cada município. A tendência, na maioria das vezes, é encaminhar os casos que chegam ao sistema de saúde municipal para um especialista, que é quem poderia tirar as dúvidas. Então, os encaminhamentos não são feitos da melhor forma possível”, acrescentou Dr. Godoy, que ressaltou, “a segunda fase consiste na capacitação de médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na saúde e na terceira, e última fase, será feito um monitoramento desses municípios”.
Outro objetivo do projeto é treinar também as pessoas que recebem os pacientes que chegam ao sistema de saúde dos municípios porque o atendimento começa no balcão, desde o agendamento das consultas. Esse procedimento de triagem dos pacientes melhora o atendimento e contribui com o médico para o diagnóstico.
A apresentação do projeto teve início em Colina e será feita também em todos os municípios da região administrativa, incluindo Jaborandi.