Apenas 25% (952 pessoas) foram vacinadas contra a gripe desde o dia 23, quando teve início a campanha. A meta é imunizar 80% do público alvo, que são idosos acima de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. Somente para os pacientes crônicos não há meta específica.
No sábado, 26, aconteceu o Dia D da campanha em todo o país. Em Colina a vacinação foi realizada durante todo o dia nas Unidades Básicas de Saúde do São Sebastião, Vila Fabri e Nosso Teto. Até o final da campanha, no dia 9 de maio, a vacina está disponível somente na sala de vacina da UBS da Vila Fabri.
GESTANTES
O encontro mensal do grupo de gestantes, realizado no último dia 25, no Asilo São José, também abordou a importância da vacinação entre as grávidas. A enfermeira Natália Basso destacou a importância da vacina não só para as gestantes, mas também para os bebês, que ficam protegidos até os 6 meses de vida.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a gripe suína já demonstrou provocar mais complicações e mortes entre as gestantes, que devem tomar a vacina, assim como as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.