Colina tem 14.596 eleitores
Atendimento durante plantão foi menor que em 2012
Fachada do Cartório que fica na Av. Dr. Manoel P. Fernandes.
O Cartório da 178ª Zona Eleitoral trabalhou em regime de plantão, inclusive no feriado do Dia do Trabalho e no final de semana, para dar conta dos pedidos de transferência, 2ª via, revisão e alistamento (primeiro título) dos eleitores para as eleições gerais do dia 5 de outubro.
O atendimento, em horário ampliado (das 9 às 18h), aconteceu de 28 de abril a 7 de maio, limite para o eleitor regularizar a situação ou tirar o título pela primeira vez. Apesar do plantão não houve filas e o maior movimento aconteceu no último dia, quando 85 pessoas procuraram o Cartório, que durante esse período fez 206 atendimentos, sendo que as transferências e o alistamento entre jovens de 16 e 18 anos foram os serviços mais procurados.
O chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, informou em 2012 o movimento foi superior ao deste ano, que teve menos eleitores. “Quase não houve fila e o atendimento foi bem rápido”, explicou.
Com o fechamento do cadastro o número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, em Colina, é de 14.596 distribuídos em 37 seções. Em Jaborandi são 5.012 eleitores para 14 seções.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
De agora em diante até o dia 25 de setembro os únicos serviços disponíveis no Cartório são a 2ª via do título, que é a reimpressão do documento ou a certidão de quitação eleitoral que é exigência para posse em cargo público, emissão do passaporte, etc. “Para a quitação o eleitor deve ir ao Cartório, retirar a guia de R$ 3,51 por turno não votado e fazer o recolhimento em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Depois retornar ao cartório para darmos baixa e imprimir a certidão”, esclareceu Campos Júnior. Acrescentou, “os serviços de revisão, transferência e alistamento só estarão novamente disponíveis a partir da 2ª quinzena de novembro, quando a Justiça Eleitoral reabre o cadastro”.
TRANSFERÊNCIA DE SEÇÃO
As seções que funcionam no prédio da antiga Escola Curumim, em Jaborandi, foram transferidas para a Escola “Alexandre de Ávila Borges”, que funciona ao lado, já que o prédio da Curumim está inativo.
“A estrutura da ‘Alexandre’, além de ser melhor, também possui elevador que no dia da eleição pode ser utilizado pelos eleitores que não podem subir escadas”, disse o chefe do Cartório.
Com o final do prazo para regularização do título, o atendimento ao público no Cartório voltou ao horário normal, que é das 12 às 18 horas.
Postado em 17/05/2014
Por: A Redação