Crimes sexuais contra crianças preocupa profissional
Encontro reuniu profissionais da área no Grêmio.
Durante palestra realizada no último dia 26 para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, ocorrido dia 18, a coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Fernanda Lima Poleto, revelou que o número de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Colina é expressivo, considerando o número de habitantes. Só este ano foram oito casos.
Segundo a psicóloga, alguns destes foram comprovados e outros estão sendo investigados. Para ela, a denúncia é fundamental. “O Disque 100 é uma ferramenta importante e disponível para que a população denuncie, de forma anônima, sem a necessidade de identificação”.
Para debater o problema e divulgar mecanismos de enfrentamento a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e CREAS, realizou palestra na sede de campo do Grêmio Cultural, no último dia 26.
O tema “Avanços e Desafios no Enfrentamento aos Crimes Sexuais contra Criança e Adolescente” foi proferido pela palestrante Márcia Guerra, educadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, doutoranda do programa de pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP.
Ela defendeu a integração das ações de todos os segmentos envolvidos para solução do problema e redução dos casos. “O engajamento dos diversos setores da sociedade, através de um trabalho articulado e em conjunto, é fundamental para o combate efetivo dos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes”, explicou a palestrante que também abordou a conscientização, articulação e mobilização para a construção de uma rede de prevenção e atendimento das situações de violência sexual. “A denúncia é imprescindível para a obtenção de resultados positivos na proteção das crianças e adolescentes”.
A palestra contou com a participação do vice-prefeito Ronaldo Daher, presidente da Câmara Edinalva, vereador Cal, secretárias Sueli Basso de Souza (Desenvolvimento Social), Elizabete Neme (Educação), Priscila Ramos Alexandre (Saúde), professores, diretoras de escolas, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes do CRAS e CREAS de Colina, Terra Roxa e Severínia.
Anúncio:
Postado em 07/06/2014
Por: A Redação