Sim, vai ter Copa! E será bem melhor assim
Desde o ano passado estamos acompanhando no Brasil inúmeros protestos (ou manifestações), pedindo melhorias em várias áreas da sociedade e, recentemente, um dos grandes “slogans” dos movimentos e´: “Não vai ter Copa!”. Mas acreditem não ter a copa é infinitamente pior do que ter.
Claro que as obras dos estádios custaram mais do que deveriam, como em toda obra o valor final é sempre maior que o estimado, claro que não tanto como está sendo. Mas quem é contra a Copa deveria ter se manifestado há alguns anos atrás quando o Brasil se candidatou para sediar o Mundial, porque agora é tarde demais. Vamos levar em conta a hipotética situação do Mundial não ser realizado.
Nesse caso o Brasil teria que pagar multas contratuais de valores “astronômicos” aos patrocinadores, seleções e claro à Fifa. E para quem sobraria essa conta? Para todos nós, afinal a conta seria paga com dinheiro público.
A Copa é o menor dos problemas. O Brasil sempre teve educação ruim, saúde ruim, transporte ruim, segurança ruim e não vai ser a realização do Mundial que vai melhorar, ou piorar. Mas aí alguns vão dizer: o dinheiro dos estádios deveria ser usado para construir hospitais e escolas mas, se usarmos um pouco de inteligência, entenderíamos que se esse dinheiro não fosse investido nos estádios dificilmente ele seria investido em algo mais útil, provavelmente nem existiria, ou estaria repousando em alguma ilha em um paraíso fiscal perdido no Caribe.
O dinheiro já foi gasto, os estádios estão de pé, não seria um prejuízo ainda maior tudo isso ser em vão? E muitos “black blocks” que são contra a Copa, se o Brasil ganhar virarão “yelow and green blocks” e vão participar da festa.
Vamos ser bons anfitriões, mostrar que mesmo com problemas dentro de casa podemos receber nossos visitantes com educação, mostrar para eles que apesar dos pesares somos civilizados a ponto de não culpá-los pelos nossos problemas, que existem desde quando a única copa que tínhamos por aqui era a copa das árvores de nossas florestas.
Carlos Oliveira
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie