Cavaleiro das Américas chega a Campo Grande
Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão, realizou almoço para receber Filipe Leite, reunindo imprensa e autoridades locais
O Cavaleiro das Américas, Filipe Leite, foi recepcionado com festa em Campo Grande/MS. Em sua chegada à capital do Mato Grosso do Sul, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 25, a Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos, realizou um almoço no Haras Nevada reunindo imprensa e profissionais do universo do rodeio. A recepção contou também com a presença da dupla sertaneja Jads & Jadson, que integra a programação do evento em agosto.
Filipe Leite chegou ao Brasil em 4 de junho, entrando no país por Corumbá/MS, divisa com a Bolívia. A saga do jovem brasileiro começou em julho de 2012 no Canadá, rumo à Festa do Peão de Barretos, onde deve chegar no dia 23 de agosto.
Na chegada a Campo Grande, muita emoção tomou conta do cavaleiro que viaja acompanhado de seus cavalos Bruiser, Dude e French. “Cada etapa que venço sou tomado de muita emoção. Mas parece que aqui no Brasil está tudo mais intenso. Faz muito tempo que estou viajando e chegar cada vez mais perto do meu destino tem sido muito emocionante”, disse ao ser recebido na cidade.
A jornada do cavaleiro já ganhou status de feito heróico e soma até o momento mais de 14 mil quilômetros. Em Barretos, os organizadores da Festa do Peão já anunciaram que estão construindo um monumento no Parque do Peão, local onde acontece o evento, em homenagem a Filipe e aos seus três cavalos.
Filipe foi recepcionado pelo diretor cultural de Os Independentes, Ricardo Rocha e pelo consultor de comunicação, Marcelo Murta (Foto: André Monteiro)
A dupla Jads & Jadson também participou da recepção em Campo Grande (Foto: André Monteiro)
A realização de um sonho
As histórias do pai (Iso Leite) sobre grandes travessias a cavalo não ficaram apenas nos livros para Filipe Leite. O jovem cavaleiro de 27 anos saiu no dia 8 de julho de 2012 do rodeio de Calgary, no Canadá, e pretende chegar ao Brasil na primeira semana do maior rodeio do país: a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece, em 2014, entre os dias 21 a 31 de agosto.
Do começo da aventura até agora, Filipe já enfrentou sol, chuva, temperaturas de diversas estações, coyotes, 400 km de deserto no México, dificuldades nas fronteiras, entre outros “perrengues”. Mas o cowboy também se deparou com a boa receptividade dos americanos e mexicanos, com a benção de uma tribo indígena do deserto mexicano (onde também ganhou um cavalo selvagem para ajudar em sua viagem) e muitas histórias para contar.
Segundo Iso Leite, pai de Filipe, a busca e idealização do paulistano para fazer esta jornada começou quando ele terminou o curso de jornalismo, feito no Canadá. “Existe uma lenda de um belga que saiu da Argentina e chegou a Nova York a cavalo em 3 anos. Sempre contei esta história para o Filipe e brincava que voltaria do Canadá (Iso e família moraram no país) para o Brasil a cavalo. Acabamos voltando, o Filipe ficou para terminar a faculdade e ao terminar a graduação decidiu fazer a jornada”, conta.
Sem patrocínio e com apoio de um amigo, Filipe arrumou as “traias” e os cavalos e decidiu partir, mas pouco antes da viagem uma produtora americana abraçou o projeto. “O objetivo dele ao terminar esta grande travessia é de fazer um documentário e escrever um livro”, conta.
Phábrica de Ideias
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie