Dia 12 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 13 – Domingo
8h – Missa na Matriz
9h30 – Missa com as crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 16 – Quarta-feira
19h30 – Missa com Novena na Matriz
20h – Curso de Batismo na Matriz
20h – Reunião dos Ministros da Distribuição da Eucaristia
“JESUS CRISTO É O SEMEADOR E A SEMEADURA”
A semente da Palavra tem tudo para crescer, mas precisa ser acolhida num chão aberto, generoso, preparado... num coração acessível e profundo ao mesmo tempo.
Jesus usa imagens, parábolas. Pode acontecer que uma pessoa simples as entenda, enquanto os de “coração empedernido” ouvem e veem exteriormente, mas não percebem interiormente o que a palavra significa ao contrário da “terra boa”, que representa quem “ouve a palavra e a compreende”.
Jesus falou em parábolas, para que os mais simples pudessem entender e para que, assim, aparecesse o endurecimento daqueles que ouvem sem entender. Naqueles que ouvem e não compreendem a palavra não cria raízes. Jesus explica as causas disso: o “maligno” ( as forças contrárias a Jesus e ao Reino de Deus), a superficialidade, a desistência na hora da dificuldade, as “preocupações do mundo e a ilusão da riqueza”. Mas graças a Deus, existem aqueles que ouvem, compreendem e produzem fruto. A diferença está na disposição do ouvinte.
As causas da incompreensão da Palavra são ainda as mesmas hoje: estratégia das forças contrárias ao evangelho, consumismo, idolatria da riqueza. Em compensação, os “mistérios do reino”, quando apresentados em imagens compressíveis ao povo, são tão transparentes, que até os mais simples os entendem e se tornam melhores propagandistas.
Pe. José Roberto Alves Santana
Pároco
Postado em 10/07/2014
Por: A Redação