Colinenses participaram da campanha do câncer de pele
Dra. Cristina examina Maria Virtude da Costa que diante do aviso das agentes de saúde resolveu participar da campanha de prevenção.
Manchas, lesões que não cicatrizam e até parecem aumentar de tamanho levaram 93 pessoas a procurar atendimento na UBS da Vila Fabri, na manhã do último sábado, na Campanha de Prevenção do Câncer de Pele, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a médica Cristina Monteiro de Barros, do Instituto Pelle de Barretos.
“Já tive câncer de pele e lesões persistentes surgiram, então estou aqui para fazer uma avaliação”, disse Maria de Lurdes Nacci Raimundo que foi uma das entrevistadas pela reportagem e aguardava a vez do atendimento na sala de espera da Unidade Básica de Saúde.
A dona de casa Maria Virtude de Moraes da Costa, 65 anos, nunca tinha procurado atendimento médico para as manchas que apareceram no rosto e aproveitou a oportunidade. “As agentes de saúde me avisaram, então resolvi vir. Nunca tinha me preocupado com as manchas, mas todo mundo alerta que a exposição ao sol pode causar o câncer de pele, então resolvi vir”, declarou a dona de casa.
A aposentada Zumira da Silva, de 84 anos, estava acompanhada da neta Débora Cristina, que elogiou a iniciativa. “Ações como esta devem ser realizadas com mais frequência em locais diferentes para facilitar o acesso das pessoas de várias partes da cidade, principalmente dos idosos que têm mais dificuldade de locomoção”.
Do total de atendimentos, 14 pacientes foram encaminhados ao AME – Ambulatório de Especialidades de Barretos para exames complementares e 32 deverão retornar a UBS da Vila Fabri para nova avaliação.
A grande procura motivou a realização de novos mutirões, que têm por objetivo não só a orientação como também a detecção precoce que aumenta em muito as chances de cura.
Público participou dos exames realizados na UBS da Vila Fabri.
Anúncio:
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie