Tudo pronto para as eleições de domingo

Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral, dr. Wilson Rogério de Souza, promotor e dr. Leopoldo Vilela de Andrade da Silva Costa, juiz eleitoral, asseguram que está tudo pronto para as eleições deste domingo.

 

Domingo é dia de exercer o direito democrático de escolher os políticos que vão estar à frente do país para os próximos quatro anos. As eleições vão definir os representantes do Legislativo (Deputados Estadual, Federal e Senador) e do Executivo (Presidente e Governador).

O juiz eleitoral de Colina e Jaborandi, Leopoldo Vilela de Andrade da Silva Costa, promotor Wilson Rogério de Souza e o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, estiveram reunidos durante esta semana e asseguraram que está tudo pronto para as eleições de domingo nos dois municípios.

Na segunda-feira, 29, foi realizada a lacração das urnas no Cartório Eleitoral na presença do juiz e promotor. Os dois representantes também acompanharão durante todo o domingo o pleito nas duas cidades.

A ELEIÇÃO

Carlos Humberto Campos Júnior, responsável pelo Cartório Eleitoral, informou que a eleição acontece das 8 às 17 horas. Ele e sua equipe estarão em todos os locais de votação acompanhando as eleições. Conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor deve levar uma “cola” com o número dos candidatos para facilitar a votação.

Colina terá dois postos de justificativa para quem está fora do domicílio eleitoral, um na Escola Lamounier e outro na “Darcy”. Em Jaborandi o posto estará instalado na Escola Alexandre.

Veja nesta página onde fica sua seção eleitoral e confira nesta edição outras dicas para as eleições, como a ordem de votação que teremos que votar cinco vezes

142,8 MILHÕES DE VOTOS

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 142,8 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste dia 5. Deste total 52,1% são mulheres. a faixa etária com maior número de eleitores está entre os 45 e 59 anos.

Ainda, segundo dados do TSE, a região Sudeste concentra 43% dos eleitores brasileiros e no estado de São Paulo estão 22,4% dos votantes.

Saiba tudo sobre a eleição e tire suas dúvidas

A equipe do Cartório Eleitoral fará a instalação das urnas em Colina e Jaborandi e estará de plantão no dia da eleição. Em cima: Sérgio Fachina, Ítalo Costa, Fernando Mendes e Anderson Fornagieri. Embaixo: Vanessa Souza, Soraia Mecawi, Aline Oliveira e Carlos Campos Júnior.

Apesar de estarmos a três dias da eleição o eleitor ainda tem muitas dúvidas e para esclarecê-las trazemos, nesta edição, tudo que você precisa saber para facilitar e agilizar a hora do voto.
A maioria dos eleitores sabe onde vota, mas para quem transferiu o título, irá votar pela primeira vez ou até solicitou a mudança de local é só olhar no título o número da seção. Está na 1ª página todos os locais e seções de votação de Colina e Jaborandi. É só o eleitor identificar a sua seção para saber onde irá votar no domingo.
“Todo eleitor deve se dirigir a seção de votação com o título e um documento oficial com foto. Se por algum motivo o eleitor não tiver o título e não sabe onde vota deve procurar o pessoal de apoio, que estará nas escolas no dia da eleição, identificado com a camiseta da Justiça Eleitoral e crachá. Através de consulta, será localizado o local de votação do eleitor”, explicou Campos.

 

ELEITOR DEVE LEVAR “COLA” PARA VOTAR
Outra dica muito importante é levar a “cola” com o número dos candidatos anotados para não correr o risco de esquecê-los no momento do voto. A “cola”, que está encartada na edição de hoje, foi fornecida pelo Cartório Eleitoral. O eleitor também tem a opção de imprimir o documento pela internet, que está disponível em vários sites, como www.tse.jus.br/colaeleitoral
“O eleitor votará em cinco candidatos e como são muitos números orientamos o uso da cola, que é permitida e poderá ser usada na cabine de votação”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral. Ele acrescentou ainda que, “a lista com o número dos candidatos estará afixada em todas as seções eleitorais e pode ser consultada pelo eleitor que tiver alguma dúvida”.

 

AUSÊNCIA DEVE SER JUSTIFICADA
Outra dúvida é com relação ao Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue em qualquer seção de votação pelo eleitor que está fora do domicílio eleitoral no dia da eleição e não poderá votar.
A Justiça Eleitoral montou 3 postos de justificativa que irão funcionar nas escolas “Lamounier de Andrade”, “Prof. Darcy Silveira Vaz” (em Colina) e na “Alexandre de Ávila Borges” (Jaborandi).
“Nos postos de justificativa o eleitor encontrará o requerimento que será preenchido com seus dados. O documento já preenchido também pode ser entregue em qualquer seção eleitoral”, informou Carlos Humberto. O formulário de justificativa pode ser retirado na sede do Cartório Eleitoral ou também impresso pelo internet.

 

VOTAÇÃO PASSO A PASSO
Não basta apenas saber o número dos candidatos, a sequência de votação também é muito importante porque se o eleitor inverter os números o voto é nulo. Os cargos para governador e presidente são os únicos que têm a mesma quantidade de números.
O eleitor votará primeiro para deputado estadual (5 dígitos) e depois deputado federal (4 números). Para senador deverão ser apertadas 3 teclas da urna eletrônica. O voto para governador e presidente tem dois dígitos cada.  
Após votar é importante conferir se a opção do candidato está correta. Se não estiver, é possível apertar a tecla laranja “Corrige” e votar novamente.
A distribuição de “santinho” é permitida até às 22h de sábado, véspera da eleição. Após este horário está proibida como também a boca de urna. A apuração terá início após o processo eleitoral na sede do Cartório Eleitoral.

 

CURIOSIDADES
Neste ano o Estado de São Paulo elegerá apenas um senador. Cada estado é representado por 3 senadores que têm mandato de 8 anos. Os dois últimos por São Paulo, Marta Suplicy e Aloysio Nunes Ferreira Filho, foram eleitos em 2010.
A “zerésima”, que é emitida pela urna eletrônica antes do início da votação, tem cerca de 15 metros e demora 6 minutos e 20 segundos para ser impressa. Isso porque o Estado de São Paulo tem aproximadamente 3.600 candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral, fora os candidatos que disputam o cargo para presidente que têm a candidatura registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
As 55 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 37 seções de Colina, 14 de Jaborandi e as quatro de contingência, que ficam de reserva caso alguma apresente defeito, estão lacradas e serão colocadas nos locais de votação no sábado pela equipe do Cartório Eleitoral.
Todas estas informações são esclarecedoras, porém o que mais conta no dia da eleição é o voto consciente. Analise e faça a escolha pelas melhores opções para o estado e a nação.

 

Anúncio:


Postado em 04/10/2014
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.165
Ontem:1.063
Total:130.274
Recorde:10.653
Em - 14/09/24