Dia 19 – Quinta-feira
20h – Missa na comunidade Santa Luzia
Dia 20 – Sexta-feira – DIA DE SÃO SEBASTIÃO
19h30 – Procissão e missa na comunidade São Sebastião
Dia 21 – Sábado
19h30 – Missa na matriz
Dia 22 – Domingo
8h – Missa na matriz
9h30 – Missa com as crianças na matriz
15h – Missa na comunidade São José – Faz. São José
19h – Missa na matriz
Dia 24 – Terça-feira
20h – Missa na comunidade São Francisco de Assis – Jd. Hípico
Dia 25 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena de N. Sra. Perpétuo Socorro na matriz
20h – Reunião com a equipe do Curso de Noivos
CONVERTAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO
É sempre bom ter em nossa conta que a assembléia litúrgica é o horizonte no qual se deve cumprir a Palavra de Deus que a homilia explicita. Tudo quanto for afirmado na prática homilética, deveria ser visualizado e experimentado nos sinais-sacramentais do pão e vinho consagrado.
A liturgia deste final de semana continua o assunto vocacional, contudo o enfoque não é tanto o seguimento a Jesus, mas a conversão diante da iminência do Reinado de Deus. Para interpretar corretamente esta perícope e não eleger enfoques que se distanciem dos demais elementos litúrgicos, a leitura de Jn 3, 1-10 oferece as chaves hermenêuticas necessárias, como é de praxe. Nela, encontramos: a figura de Jonas que tem por encargo anunciar a Palavra de Deus que exige conversão; a figura do povo de Nínive que escuta e acolhe o recado divino, mudando sua conduta.
Seguindo a mesma perspectiva tipológica da semana passada, podemos verificar correspondências entre Jonas e Jesus; o povo de Nínive e seus discípulos que “seguem” Jesus; o anúncio da destruição de Nínive e a iminência do Reinado de Deus. Desta vez temos a correlação entre personagens e acontecimentos.
Pe. José Roberto Alves Santana - Pároco
Postado em 21/01/2012
Por: A Redação