A evolução sempre nos contempla com novas tecnologias. O que era restrito, remoto, difícil hoje se tornou fácil, prático e necessário. Estamos falando dos sobrevôos do avião pulverizador que já está fazendo parte do nosso dia-a-dia.
Com frequência o ronco do motor anuncia que mais uma gleba de cana está sendo pulverizada. Uma equipe até se estabeleceu temporariamente por aqui devido a grande demanda.
Tecnologia à parte, é também necessário saber se o produto dispensado, na maioria das vezes inseticida, não é prejudicial à saúde da população da zona rural. Ano passado foram registrados casos de intoxicação, seguida de alergia, em Barretos, durante as pulverizações aéreas. O vento levou o produto até os moradores residentes próximos às plantações.
Falando nisso, o Brasil conquistou um triste troféu: é o campeão mundial em uso de agrotóxico. Esta infeliz constatação ainda não foi suficiente para que órgãos competentes estabeleçam, urgentemente, o controle de resíduos em nossos alimentos. E depois dizem que não se sabe por que a população está tão doente.
Postado em 21/01/2012
Por: A Redação