Grupo realiza 1º encontro para trazer passeio turístico de trem aos arredores da cidade
O trem foi o principal meio de transporte do passado e nunca foi esquecido por aqueles que tiveram o privilégio de usufrui-lo e que ainda hoje acalentam o sonho de resgatá-lo dos trilhos da memória.
Esse é o desejo de um grupo de pessoas que começou nas redes sociais, foi ganhando seguidores e neste domingo, dia 11, às 9 horas, realiza o primeiro encontro na estação ferroviária, local que em tempos áureos foi um dos símbolos da cidade e que atualmente, além de abrigar o museu, é um dos patrimônios históricos de Colina.
O grupo, encabeçado pelos professores Maria Dalila Prado Silveira e Renato Molleiro, tem várias pessoas que compartilham do mesmo ideal, que é recuperar os passeios de trem aos arredores da cidade, resgatando a cultura, promovendo o turismo, conhecendo um pouco da história da cidade e dos antepassados.
“Muitas cidades conseguiram essa façanha e nosso objetivo é o mesmo, reunir pessoas que partilham do mesmo ideal e traçar objetivos para concretizá-lo. O primeiro passo é o encontro na estação e, a partir daí, surgirão ideias, propostas e metas que serão colocadas em prática. É isso que desejamos e esperamos que aconteça”, explicaram os professores.
A proposta não é trazer de volta as viagens de trem já que grande parte dos trilhos sumiram da linha férrea em virtude dos constantes furtos, mas realizar esse passeio turístico unindo o útil ao agradável. “Imagine fazermos paradas nas fazendas promovendo o turismo rural. Os passeios além do lazer também seriam de grande ajuda para os internos do Asilo, pacientes em tratamento com câncer, aulas com os alunos das escolas ao ar livre, etc”, comentaram os idealistas do projeto.
O prédio da antiga estação e a área dos trilhos é de propriedade particular e pertence à América Latina Logística. “Esperamos despertar a sensibilidade das pessoas e ter acesso à empresa que responde pela linha férrea para conseguirmos suporte para a realização deste sonho, que depende de viabilização econômica, da ajuda de patrocinadores e parceiros”, explicaram.
Os professores convidam todos os colinenses para participar do evento de domingo. “Se você quer ver a estação revitalizada e o trem novamente sobre os trilhos participe deste encontro que pode ser o último suspiro para que isso, de fato, realmente aconteça”, finalizaram.
Largo da estação ferroviária será o ponto de encontro da mobilização pela “volta do trem” na manhã de domingo.
Professores Renato e Dalila lideram o movimento dos “amigos do trem” e convidam a todos que compartilham da mesma ideia a participar do encontro de domingo.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie