Infestação de carrapatos preocupa moradores
Os carrapatos têm tirado o sossego dos moradores da Cohab 2, que estão preocupados com a infestação do parasita que além de matar os animais domésticos, pode causar doenças aos humanos.
Os moradores disseram que os parasitas, de todos os tipos e tamanhos, são encontrados no quintal e em todas as partes da casa. Eles relataram que já mantiveram vários contatos com a Vigilância Sanitária mas, até o momento, nenhuma medida efetiva foi tomada.
A reportagem procurou pela Vigilância Sanitária que informou que não recebeu nenhuma reclamação vinda da Cohab 2 e que a higienização da moradia, para conter e até evitar a infestação, deve ser feita pelos próprios moradores.
A Vigilância Sanitária também explicou que quando há reclamação um agente de saneamento é enviado a moradia para orientação de como deve ser feito o controle, por meio de manejo nos animais domésticos e tratamento na casa. O setor não fornece e nem aplica veneno, o carrapaticida bem como a dedetização da residência é responsabilidade do morador.
Os moradores também podem fazer uma reclamação por escrito do vizinho que não cuida do quintal. Neste caso é feito um mapeamento e cobrada providências.
A Vigilância Sanitária também disse que o descarte do carrapato deve ser feito de maneira correta para evitar que o parasita continue seu ciclo de reprodução. É aconselhável que os carrapatos sejam retirados do animal e das paredes da casa com uma pinça e colocados num recipiente com álcool para que morram.
Postado em 30/09/2011
Por: A Redação