A volta do trem
Muito interessante o movimento iniciado pelo grupo de pessoas, os “Amigos do Trem” visando promover passeio turístico de trem nos arredores da cidade de Colina e que mereceu destaque nas páginas do nosso “O COLINENSE”.
Parabéns às pessoas envolvidas, especialmente ao Professor Renato Molleiro e à Professora Maria Dalila Prado da Silveira, grandes figuras do meio cultural colinense e que lideram o movimento de grande valor histórico, turístico e de lazer cultural.
Como foi bem observado nas páginas do jornal, trazer de volta as viagens de trem é impossível, e, para quem acalenta o sonho de “resgatá-las dos trilhos da memória”, ouso sugerir como fundo musical dos passeios a canção “Ponta de Areia” onde seus autores registram o fim das operações da Estrada de Ferro Bahia-Minas como parte de uma política de desativação de grande parte da malha ferroviária nacional e os sentimentos de lembranças das comunidades que eram atendidas pelos serviços por ela prestados.
PONTA DE AREIA
Milton Nascimento e Fernando Brant
Ponta de Areia, ponto final
Da Bahia-Minas, estrada natural
Que ligava Minas ao porto, ao mar
Caminho de ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com o seu boné
Lembra o povo alegre
Que vinha cortejar.
Maria-fumaça não canta mais
Para moças, flores, janelas e quintais.
Na praça vazia um grito, um ai
Casas esquecidas, viúvas nos portais.
Benvindo José Moreira, assinante do Jornal “O COLINENSE”, natural de Jaborandi, morou em Colina e atualmente reside em Barretos
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie