Hospital de Câncer de Barretos terá nova unidade na Amazônia
Henrique Prata em pronunciamento no lançamento da pedra fundamental do HC da Amazônia
O Hospital de Câncer de Barretos em Rondônia lançou a pedra fundamental da unidade de tratamento da Amazônia. Para o diretor-geral da instituição, Henrique Prata, a solenidade que aconteceu no último sábado (10) é um marco histórico para o Estado. O prédio vai fazer parte do complexo em Porto Velho. A ideia de construção do Hospital nasceu para ampliar o serviço que a filial oferece à população. O terreno cerca de 100 mil metros quadrados está localizado na BR-364, próximo à saída de Ariquemes.
A primeira etapa soma 15 mil metros quadrados de área construída e 2 mil reservados especificamente para o atendimento indígena, respeitando os hábitos, cultura e alimentação. “Com este novo Hospital, 100% dos nossos pacientes não precisarão mais ir para Barretos, pois terão a assistência e tratamento em Porto Velho, próximo de casa e da família”, afirmou Henrique Prata.
Esta primeira fase tem o custo estimado de R$ 50 milhões a obra e mais R$ 30 milhões em equipamentos. Uma parceria firmada entre o governo de Rondônia e a Fundação Pio XII, que administra o Hospital de Câncer de Barretos, vai viabilizar a construção do maior hospital do norte do país especializado no combate ao câncer.
O Hospital de Câncer da Amazônia terá quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, setor de emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, um de ressonância magnética, um mamógrafo e um para tomografia. Além disso, o prédio vai contar também com laboratório de análises clínicas com seis salas de coleta e duas de exames; ambulatório com 20 consultórios; centro cirúrgico com quatro salas, internação geral com 24 leitos, internação pediátrica com 16, internação indígena com 20 e Unidade de Terapia Intensiva com oito leitos.
Amazônia
A expectativa é de que em dois anos o projeto se torne realidade e mais pacientes de toda a região sejam beneficiados. Rondônia é o Estado onde, por meio de doações e leilões, o Hospital de Câncer de Barretos mais arrecada. Isso ajuda a instituição a manter os procedimentos e custeio de medicações que não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Unidade
O hospital tem mais de 4 mil pacientes cadastrados somente em Rondônia, vindos também do Acre, Amazonas, Bolívia, Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso. A estimativa inicial de atendimento foi superada logo nos primeiros meses de funcionamento. Atualmente são realizados cerca de 500 procedimentos por dia entre consultas, cirurgias, quimioterapia e exames de laboratório e imagem.
“Apesar de todas as dificuldades vividas nessa caminhada, temos muito que agradecer, principalmente, a contribuição de todos os parceiros, colaboradores e pacientes. Nossas portas sempre permaneceram abertas, porque nunca nos faltou apoio e solidariedade”, disse Prata.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie