Infestação de larvas do mosquito da dengue é avaliada
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde - equipe de Controle de Vetores - está realizando a ADL – Avaliação da Densidade Larvária no município. O trabalho tem por objetivo identificar os níveis de infestação de larvas do mosquito de uma determinada área geográfica e permite determinar o tipo de recipiente predominante em cada região, inclusive o Índice de Breteau, que verifica, a cada 100 imóveis, quantos apresentam recipientes com larvas.
O trabalho teve início no último dia 16 e deve se estender até o final do mês. Já foram recolhidas 36 amostras positivas. O material foi encaminhado para Sucen - Superintendência de Controle de Endemias, em Ribeirão Preto. O órgão recomenda que a avaliação seja realizada ao menos duas vezes ao ano, preferencialmente nos meses de janeiro e julho. No entanto, em 2011 foi realizada uma avaliação extra no mês de outubro, quando o índice de Breteau ficou em 1.2, um pouco acima do recomendado pelos órgãos internacionais de saúde, que é até 1.
Além da ADL, a Prefeitura vem intensificando as ações preventivas, executando serviços como limpeza de terrenos, recolhimento de pneus e eliminação de focos, além de promover inúmeras ações educativas junto às escolas e comércio.
Do início do ano até hoje, Colina registrou um caso suspeito.
Coleta recolhida para análise.
Postado em 28/01/2012
Por: A Redação