CF-2015
“A Igreja tem que caminhar junto com a sociedade”
A imagem do Papa Francisco lavando e beijando os pés de um fiel, além de ilustrar o cartaz, mostra o verdadeiro significado da Campanha da Fraternidade deste ano, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”.
A CF foi lançada ontem, Quarta-feira de Cinzas, em todo o país. Uma coletiva de imprensa na Cúria, com o bispo Dom Milton Kenan Júnior, deu início a campanha na Diocese de Barretos. Em Colina o evento começou com missa celebrada pelo pároco José Roberto Alves Santana.
“A Igreja não é só lugar de questões religiosas, mas de tudo que envolve a vida do povo. Ela tem que estar presente, ajudando a conscientizar e colaborando para que as pessoas sejam mais felizes”, destacou Padre Santana, que citou como exemplos a Lei da Ficha Limpa que, segundo ele, “só se tornou possível por causa da Igreja que, através de alguns segmentos, conseguiu que as coisas mudassem”.
Muitas outras questões que afligem a população também merecem atenção. “A corrupção entre os políticos, de todo lugar, é enorme. A violência na sociedade não para de crescer. O Brasil detém a 8ª pior marca entre 100 nações com estatísticas confiáveis pelos seguintes dados: 20,4% de homicídios a cada 100.000 habitantes; 50.000 mortes violentas por ano; maior consumidor mundial de crack e o 2º de cocaína; meio milhão de brasileiros estão detidos no sistema carcerário e a maioria é jovem. A Igreja Católica tem como missão o serviço à sociedade”.
O bispo vai visitar os prefeitos e vereadores de todas as cidades abrangidas pela diocese. Em Colina a reunião com a classe política deve acontecer no dia 18 de março. Um retiro com os políticos da região está previsto para ser realizado no mês de setembro. A Paróquia de São José dá início hoje as reflexões sobre a campanha, que se intensificam durante a quaresma, um período conhecido como “tempo de penitência e conversão”.
Padre Santana com o livro que traz o texto-base da campanha deste ano.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie