Horário de Verão Termina Neste sábado
Os relógios deverão ser atrasados em uma hora a partir da zero hora deste domingo (22/02), com o fim do horário de verão, que começou no dia 19 de outubro de 2014 para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Este ano, o governo federal avaliou a prorrogação da vigência do horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas, mas concluiu que o custo-benefício não valeria a pena.
O Ministério de Minas e Energia estima que a redução da demanda de energia entre as 18 horas e as 21 horas tenha sido de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW, correspondendo a um total de 4,5% de economia em ambos os sistemas.
Após 126 dias, desde o início do horário especial, a CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulista (incluindo Barretos), informou que registrou uma redução de 0,42% no consumo de energia elétrica na região onde atua, e ainda uma diminuição de 2,65% na demanda no horário de pico, nesse período. Essa economia no consumo de energia elétrica corresponde a 80.280 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Barretos por um período de aproximadamente 79 dias, ou Campinas por oito dias, ou Ribeirão Preto por 14 dias, ou ainda São José do Rio Preto durante 21 dias. Segundo a empresa, a economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que essa defasagem de uma hora torna os dias “mais longos”.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie