Reforma política é tema de encontro entre bispo e políticos
A temática da Campanha da Fraternidade deste ano, que é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e as declarações do Papa Francisco que afirma que “a participação na política é obrigação para um cristão” motivaram o bispo Milton Kenan Júnior a visitar a classe política, em todos os municípios que fazem parte da Diocese de Barretos.
A iniciativa, inédita, está acontecendo desde o início da quaresma e vários municípios já foram visitados, entre eles Jaborandi. O encontro aconteceu no último dia 27, na prefeitura, com a participação do prefeito Ronan e vereadores.
A visita em Colina já está marcada e acontece na próxima quarta-feira, dia 18, às 8h30, na prefeitura, com a presença do prefeito Mi, assessores, vice Ronaldo, presidente da Câmara e vereadores. Também participam do encontro os padres Ronaldo José Miguel, coordenador da pastoral da diocese; Luiz Paulo Soares que é assessor diocesano do setor social e o pároco José Roberto Alves Santana.
“É preciso mudar as regras do jogo, ou seja, pensar urgentemente numa nova forma dos partidos políticos se manterem para que esquemas de corrupção como os que têm ganhado o noticiário não aconteçam mais”, disse D. Milton. A citação faz parte de trecho do artigo sobre a reforma política que o bispo divulgou à imprensa.
O artigo também fala do lançamento do Manifesto em Defesa da Democracia, ocorrido no dia 25 de fevereiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, que é uma iniciativa da Coalisão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas para a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular e da defesa do Projeto de Lei 6316/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados.
“Trata-se de uma iniciativa para melhorar os políticos através de mudanças no sistema político, colocando nas Assembleias Legislativas, na Câmara e Senado Federal, em todos os âmbitos políticos como nas Câmaras Municipais, pessoas de bem, comprometidas com o bem comum da sociedade brasileira”, esclareceu o bispo. Ele acrescentou ainda que, “este projeto de lei, de iniciativa popular, só se tornará lei se houver a participação do povo brasileiro. Serão necessárias 1,5 milhões de assinaturas de eleitores. Algo semelhante ao que ocorreu no ano passado, quando o projeto de lei, chamado ‘Ficha Limpa’, foi aprovado e permitiu a criação da Lei 9.840 que proíbe a candidatura de políticos com pendências na justiça”.
O texto base da CF-2015 prevê como ação concreta a coleta de assinaturas pela reforma política. “Vamos nos mobilizar para que fatos como temos assistido não continuem a ocorrer e, que em nosso país, o Estado esteja de fato para servir o bem comum e não servir-se dos bens públicos para atender a interesses próprios”, destacou D. Milton que no dia 27 de setembro vai promover um retiro para prefeitos e vereadores católicos na Cidade de Maria.
ATO DE DOMINGO COMEÇA A GANHAR FORÇA NAS REDES SOCIAIS
Neste domingo, dia 15, irá acontecer uma mobilização nacional que tem como uma das metas o impeachment da presidente Dilma Rousseff. As manifestações estão ganhando força nas redes sociais e irão acontecer em diversas partes do país e cidades da região, inclusive em Barretos. Os barretenses vão se reunir às 15h, em frente à igreja matriz. Detalhes podem ser acessados na página do movimento “vem pra rua Barretos” no Facebook. Alguns colinenses também manifestaram interesse em fazer algum protesto pela cidade e a definição deve ser divulgada pelas redes sociais.
Bispo, representantes da diocese e padre Marcos com prefeito Ronan e vereadores na visita a Jaborandi.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie