Casos de dengue saltam para 20
Bebedouro registra 1ª morte e Jaborandi os dois primeiros casos do ano
De uma semana para outra os casos de dengue deram um salto e pularam de 12 para 20, ou seja, em apenas sete dias o número de confirmações foi de 8 o que tem deixado a Secretaria Municipal de Saúde em alerta máximo.
Deste total 11 são importados e 9 autóctones (transmissão local). O problema é que 25 suspeitos aguardam resultado de exame, o que pode aumentar ainda mais o número de casos positivos.
O fato foi confirmado pelo coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Antônio Donizete Figueira. “Muitos dos casos suspeitos devem se confirmar em razão da alta transmissão local. Em relação aos casos positivos estamos realizando todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, que são bloqueio de criadouros, busca ativa de suspeitos e nebulização”, esclareceu Figueira.
A situação é preocupante e as ações de combate estão sendo intensificadas. “Pedimos mais uma vez a colaboração da população porque a eliminação de criadouros é fundamental para frear o crescimento do número de casos”, alertou a secretária Priscila Ramos Alexandre.
As pessoas devem ficar atentas aos sintomas da doença, como febre alta (39º a 40º), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, etc. “Se houver algum destes sintomas a pessoa deve procurar imediatamente a Secretaria de Saúde”, recomendou a secretária.
PRIMEIRA MORTE E BEBEDOURO FOI POR DENGUE HEMORRÁGICA
Uma idosa, de 74 anos, é a primeira morte confirmada por dengue em Bebedouro, que enfrenta uma epidemia com 774 casos positivos e outros 596 suspeitos de terem contraído a doença aguardam resultado dos exames. A vítima faleceu de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença.
O coordenador do Departamento de Controle de Endemias (DECEN) de Jaborandi, Pedro Rodrigues Vieira, informou que o município registrou os dois primeiros casos positivos de dengue do ano. O município também tem 5 casos suspeitos da doença. A dengue hemorrágica também causou a morte de uma mulher de 43 anos em Severínia, no último dia 11.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie