Vacinação da gripe é adiada e começa dia 4
A vacinação contra a gripe, que costumeiramente acontece em abril, neste ano foi adiada e começa na próxima segunda-feira, dia 4, em todo o país. O atraso, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ocorreu devido à necessidade de incorporar a proteção contra um novo tipo de vírus, que hoje circula no hemisfério norte.
A novidade é que a campanha deste ano estendeu a cobertura do grupo prioritário de crianças, que agora atende a faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos.
Em Colina a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde e na ESF “Sidney Ferreira da Costa” – Nosso Teto até o dia 22 de maio. O “Dia D” da campanha acontece no dia 9 de maio. A vacinação em crianças será realizada somente na UBS “Fioravante Caldana”, na Vila Fabri, que concentra as fichas espelho desta faixa etária. O atendimento ao público nas unidades de saúde é das 7 às 17h.
O município, atendendo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, neste ano não realizará a vacinação domiciliar. “A vacina necessita de refrigeração específica para não comprometer sua eficácia. Somente os acamados, que constam do cadastro feito pelos agentes comunitários de saúde, terão esse tipo de atendimento e também as solicitações, verdadeiramente comprovadas, através do fone 3341-9430”, explicou a secretária Priscila Ramos Alexandre.
O público-alvo da vacina abrange grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis mediante apresentação de indicação médica. A vacina contra a gripe protege contra três tipos de influenza em circulação no país, que são A H1N1, A H3N2 e influenza B.
Banner que ilustra a campanha realizada a nível nacional.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie