Vacinação contra gripe prossegue até dia 29
Os idosos acima de 60 anos e as crianças menores de 5 anos foram os que tiveram o maior número de imunizações contra a gripe desde que a vacinação começou, no início deste mês. A campanha, que prossegue até o dia 29, distribuiu 1.004 doses da vacina entre os grupos prioritários. A meta do município é imunizar cerca de 3 mil pessoas.
Além da vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive na ESF “Sidney Ferreira da Costa” – Nosso Teto, a Secretaria de Saúde realizou no último sábado, 9, o “Dia D” da campanha.
De acordo com balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde, das 1.004 doses 530 foram aplicadas em idosos e 344 em crianças, grupos com maior imunização até agora. A meta de 80% é para todos os grupos prioritários, que também incluem gestantes, profissionais de saúde, doentes, puérperas, doentes crônicos mediante prescrição médica, etc.
A Secretaria de Saúde esclareceu que pacientes acamados, que fazem parte dos grupos de cobertura listados pelos agentes de saúde, receberão a dose em casa. O serviço pode ser solicitado pelo fone 3341-9430. A vacinação em crianças é realizada somente na UBS “Fioravante Caldana”, na Vila Fabri.
“A melhor forma de prevenção é a imunização, por isso todas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades de saúde para garantir a proteção antes que as temperaturas caiam ainda mais”, esclareceu a secretária Priscila Ramos Alexandre que destacou ainda, “cuidados simples podem contribuir para reduzir o risco de contágio e a disseminação do vírus, como evitar locais fechados, lavar sempre as mãos sempre com água e sabão, cobrir a boca e nariz com um lenço ao espirrar ou tossir para evitar que as secreções se espalhem pelo ar”.
A imunização anual faz parte das ações de saúde e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelas gripes A (H1N1 – H3N2) e B. Durante a campanha também está sendo oferecida a avaliação de saúde bucal.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie