Secretaria e CDHU realizaram atividades socioeducativas com moradores
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a CDHU reuniram-se com os moradores do Conjunto Habitacional “Dijalma Ernesto Paro” para a realização de atividades socioeducativas de pós-ocupação.
As reuniões fizeram parte do Projeto Técnico Social, na qual o município e a CDHU tiveram como proposta o acompanhamento das famílias no período de pós-ocupação, durante os sete primeiros meses.
O principal objetivo do trabalho social foi desenvolver ações com as famílias, buscando promover a socialização dos mutuários, possibilitando a conscientização de seus direitos e deveres no novo ambiente de moradia e a vida em comunidade.
AS REUNIÕES
Todos os encontros foram realizados no auditório da Secretaria de Educação a partir das 19h. Na primeira reunião, que aconteceu em setembro de 2014, o secretário de Obras, Luciano Spexoto, abordou o tema: “Uso, Manutenção e Conservação do Imóvel”.
No segundo encontro, em outubro do ano passado, o assunto principal foi: “Meio Ambiente, Arborização e Ampliação do Imóvel”. A reunião contou com a presença de vários engenheiros municipais, que apresentaram a planta completa da moradia, com informações relevantes aos mutuários, referente ao que pode ser feito de alterações no imóvel. A terceira reunião, no mês seguinte, em novembro, foi ministrada pela assistente social Lilian Domeneguetti,que abordou a “Geração de Renda e Relação de Vizinhança”.
Em dezembro, no quarto encontro, a secretária de Educação, Elizabete Neme e a psicóloga Camila Campos ministraram palestra sobre “A educação dos filhos”.
Na quinta reunião, em janeiro deste ano, a secretária de Saúde, Priscila Alexandre, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, falaram sobre “Saúde da família”. No sexto encontro, em fevereiro, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi o assunto abordado pelos conselheiros tutelares.
O sétimo e último encontro, em abril, contou com a presença da equipe social e de engenharia da gerenciadora contratada pela CDHU; da agente de habitação Célia Lopes e da secretária de Desenvolvimento Social, Sueli Basso de Souza, com sua equipe. O tema em pauta foi “Uso, conservação, manutenção e benefícios do aquecedor solar”.
Também foi realizada uma pesquisa sobre a satisfação dos moradores em relação às suas casas. O resultado foi positivo e oportunizou a oferta de mais qualidade de vida às famílias beneficiárias.
“Este acompanhamento com as famílias após a entrega das casas foi de extrema importância, pois é considerado um período de adaptação ao novo endereço, ocorrendo mudanças na rotina familiar e facilitando a vida das pessoas, com as orientações e também o convívio com os novos vizinhos para o fortalecimento dos vínculos”, destacou Sueli Basso.
Moradores do conjunto habitacional participaram de encontro.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie