Ensino Integral de São Paulo oferece aulas para criança lidar com as emoções
Novo modelo presente em escolas de Anos iniciais inclui na grade de ensino disciplinas inovadoras como Educação Socioemocional e Iniciação Científica
A Secretaria da Educação do Estado mantém uma grade inovadora nas escolas da capital e interior que estrearam em 2015 no programa de tempo integral. As unidades que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental oferecem, além das disciplinas regulares previstas na base curricular, aulas pioneiras como 'Educação Socioemocional', 'Assembleia', 'Linguagem Artística' entre outras.
Nas aulas de educação socioemocional, por exemplo, programadas para ocorrerem uma vez por semana, os professores são capacitados com base em uma metodologia de Universidade de Stanford (EUA). O método propõem dinâmicas e brincadeiras que estimulam a boa convivência com a diversidade, respeito ao próximo, reconhecimento das potencialidades e também formas de lidar com sensações de estresse, frustração, alegria, entre outros. Desde o início do ano, já é possível identificar diminuição de casos de indisciplina, maior vínculo entre aluno e professor e crianças com comportamento mais engajado.
A educação socioemocional faz parte de uma metodologia que estabelece que a alfabetização seja conduzida com a oferta de atividades pedagógicas lúdicas que incentivam desde cedo o desenvolvimento de um projeto de vida, da iniciação científica, da música e do teatro e da formação de lideranças. Os conteúdos, articulados à Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, fortalecem o desenvolvimento de habilidades e a autonomia entre os participantes.
"O Novo Modelo de Tempo Integral coloca em prática um currículo inovador que esta alinhado às necessidades contemporâneas e ao novo papel desempenhado pelas escolas. A experiência nessas 17 unidades pioneira servirá para expandirmos as estratégias de êxito as outras escolas da rede", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
A implantação do modelo para os anos iniciais integra os planos da Secretaria em ampliar a permanência das crianças e dos jovens nas escolas. Este ano são 492 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que atendem 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil foram beneficiados.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie