Projeto da “Darcy” desperta consciência para uso racional da água
O problema da falta d’água foi um dos fatores principais que motivaram a EE “Prof. Darcy Silveira Vaz” a criar o Projeto Gota D’Água para sensibilização da escassez deste recurso vital à vida na natureza, tornando os alunos disseminadores desta consciência cidadã junto às famílias e na comunidade em que vivem.
Para familiarizar os estudantes de que cada gota de água é valiosa e de como a chuva é indispensável para os ecossistemas, foram instalados dois pluviômetros na escola, um na cumeeira do prédio que funciona como receptor e outro dentro da escola que tem a função de medir a quantidade de chuva que cai na cidade de um dia para o outro.
“Não havia nenhum lugar na escola para instalar o pluviômetro de acordo com as normas estabelecidas, então para contornar a dificuldade a solução foi a cumeeira da escola e a conexão com o aparelho inferior, instalado na entrada da escola e protegido por uma caixa de vidro para os alunos terem acesso à constante leitura dos índices pluviométricos, que é feita todos os dias, às 9h, por um funcionário responsável que anota os dados numa planilha”, relatou o professor Renato Molleiro. Ele acrescentou, “a primeira leitura foi feita no dia 28 de março e os alunos puderam ter contato com o pluviômetro e saber como o aparelho funciona. Com base no projeto os alunos do 1º e 2º Anos também escreveram um artigo de opinião e dos 3º Anos, ambos do Ensino Médio, uma dissertação sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente amanhã, dia 5. Os trabalhos valem como um dos conceitos do bimestre”.
TODAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Além de envolver várias disciplinas na medida em que as anotações podem ser transformadas em gráficos para a interpretação de dados, os alunos tiveram que fazer um desenho e mostrar as habilidades artísticas. “O objetivo principal é o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos, mas o projeto envolve o embarque de todas as disciplinas que tem como locomotiva a biologia no transcurso do seu desenvolvimento”, esclareceu Molleiro.
PARCEIROS
O Projeto Gota D’Água conta com a colaboração de parceiros valiosos como a Polícia Ambiental de Barretos que ontem, 3, esteve na escola lançando oficialmente o projeto e proferindo palestra aos alunos. A construção e adaptação do pluviômetro também contou com a preciosa contribuição de Nelson Mazoco, de Bebedouro, que é pai de ex-aluno e de José Roberto Pinto de Baggis, pai de aluno que participa do projeto “Amigo na Escola”.
As coletas do pluviômetro da “Darcy” já estão sendo úteis. No mês de abril choveu 78mm, o que significa que a precipitação pluviométrica foi de 78 litros por metro quadrado. A média diária de abril foi de 2,6mm e de maio de 2,04mm.
Professor Renato explica aos alunos como verificar o pluviônico instalado na escola.
Cabo André Luiz, da Polícia Ambiental, durante palestra aos alunos.
Representantes da Polícia Ambienal e professores da escola na inauguração simbólica do projeto.
Diretora Lúcia e professor Renato com os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, que exibem as dissertações.
Pluviômetro com a planilha de anotações instalados na entrada da escola.
Cabo André Luiz foi convidado pelo professor renato a anotar a medição do pluviômetro na inauguração oficial do projeto.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie