Supermercados devem fornecer sacolinha de graça
Os supermercados agora precisam disponibilizar uma forma gratuita de os clientes transportarem as compras para casa. A cobrança da sacola biodegradável não agradou e gerou muitas reclamações por parte dos consumidores.
A insatisfação obrigou o Ministério Público do Estado de SP, Fundação Procon-SP e Associação Paulista de Supermercados (APAS) a firmarem um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, adotada pela maioria dos supermercados paulistas para substituir as sacolas tradicionais por reutilizáveis. O objetivo das mudanças é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente.
Entre os termos do acordo está previsto que, no prazo de 60 dias, os supermercados ofereçam gratuitamente embalagens adequadas e compatíveis com os produtos adquiridos. Isso no caso de o consumidor não portar sacolas reutilizáveis. Além disso, todas as lojas deverão oferecer pelo menos uma alternativa de sacolas reutilizáveis por no máximo R$ 0,59.
Supermercados deverão ceder aos clientes sacolinhas para as mercadorias.
Postado em 11/02/2012
Por: A Redação