Colina tem 14.037 eleitores e Jaborandi 4.705
A Justiça Eleitoral já começou o período do cadastramento eleitoral que vai até o dia 9 de maio para alistamento, transferência de domicílio, 2ª via e revisão. Só depois desta data que o Cartório Eleitoral da 178ª Zona saberá o número exato de eleitores aptos a votar nas eleições municipais do dia 7 de outubro.
Atualmente Colina possui 14.037 eleitores, distribuídos em 34 seções. Jaborandi tem 4.705 inscritos e 13 seções. “O pleito é considerado a data mais importante do calendário eleitoral. As convenções definem os candidatos e as coligações”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório. Conforme resolução, as convenções deverão ser realizadas no período de 10 a 30 de junho.
O eleitor que quiser solicitar o alistamento, transferência, 2ª via e revisão deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço recente. Para o alistamento de homens, entre 18 e 45 anos, é necessário a quitação militar.
JUVENTUDE DESINTERESSADA
O Cartório, que engloba Colina e Jaborandi, possui cerca de 18.738 eleitores e somente cerca de 280 são jovens entre 16 e 17 anos. Deste total apenas 110 tem 16 anos. Isso mostra que a juventude não está muito interessada na política.
“Menores de 16 anos podem se alistar desde que completem essa idade até a data da eleição. O alistamento e o voto são obrigatórios somente para pessoas com idade entre 18 e 70 anos”, declarou o chefe do cartório.
DESCOMPATIBILIZAÇÃO
O afastamento, denominado “descompatibilização”, é tratado pela Constituição Federal, Lei Complementar 64/1990 e por diversas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, variando os prazos conforme o cargo/função ocupado pelo eventual candidato. Os secretários municipais que quiserem disputar o pleito deverão se afastar seis meses antes das eleições, ou seja, no mês de abril.
Postado em 11/02/2012
Por: A Redação