Você tem medo de quê?
Desde muito pequenos somos assombrados por personagens do imaginário folclórico brasileiro que nos dão medo. E o medo é um mecanismo incrível de sobrevivência.
Existem pessoas com medos absurdos e nem todos nós temos os mesmos medos. Eu tenho medo de ser conivente! Um professor me disse uma vez que todos temos que escolher um lado e se você não escolhe lado nenhum já está do lado errado.
Colina sofre novamente com a violência e qual a novidade? Nenhuma! Entre vários lados de uma história que se repete eu escolhi não ser a vítima, mesmo já ter passado pela situação constrangedora de já ter sido assaltado. Só quem passa por essa situação sabe o quanto é difícil, principalmente porque percebemos que somos mais frágeis do que podemos imaginar e que não valemos um centavo a mais do que contemos na carteira.
Se você ainda não foi assaltado e tem medo, o que faz a respeito? Meu vizinho colocou uma cerca elétrica, o outro comprou um cachorro e o estabelecimento que eu frequento instalou uma câmera que, além de ajudar a identificar o possível bandido, me proporciona uma exposição incrível e a possibilidade de ver e rever quantas vezes eu quiser a violência praticada contra mim.
E porque mesmo tomando atitudes para se proteger você ainda tem medo? Porque escolheu o lado errado! Ações individualistas não garantem a sua segurança. A cidade tem mais bandidos do que sua cerca, cachorro ou câmeras podem comportar, e acredite se realmente quiserem entrar na sua casa ou estabelecimento, eles vão entrar. Qualquer medida pessoal que você tome não vai resolver um problema que é público. E enquanto você cidadão colinense tiver mais MEDO de cobrar o poder público do que dos bandidos eles vão continuar “sambando na cara da sociedade colinense”.
Segurança é um direito seu! E sozinhos com sua moderna cerquinha elétrica e seu cachorro capa preta, estamos muito, mais muito longe de resolver essa situação. De quem é a responsabilidade pela segurança da cidade? O que está sendo feito a respeito? Há um projeto ou políticas públicas de segurança? Quais medidas estão sendo tomadas? Se falta policiamento, como faço para exigir que essa situação mude? Quais são os meios? Através de pedidos, abaixo assinados? Acredito piamente que se nos informarmos e nos organizarmos podemos reverter essa situação. Aliás criminosos fazem isso e, diga-se de passagem, estão indo muito bem até agora.
Vagner Cotrim
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie