Site da Educação reúne opções de brincadeiras online para crianças da região de Barretos
Sozinhos ou com ajuda dos pais, alunos podem aprender tabuada, ler as horas de um relógio e treinar palavras em português e inglês
Durante o recesso deste mês de julho, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da região de Barretos podem utilizar o computador para aprender e brincar. A Secretaria do Estado São Paulo, com ajuda da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, mantém no ar o site "Hora do Recreio" (www.fde.sp.gov.br/
A lista inclui sugestões com atividades de Matemática, Língua Portuguesa, Ciência e Geografia. Por agrupar um conteúdo diversificado e de fácil acesso, a ferramenta é aberta a alunos das escolas estaduais e de outras redes de ensino. Levantamento feito pela equipe mostra que a página é utilizada também em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e até Cuiabá. Todos os games são gratuitos.
"Os estudantes podem jogar sozinho ou na companhia de amigos e adultos. Para isso basta ter um computador ou celular com acesso à internet. A proposta é que os alunos aproveitem o recesso escolar para descansar e também praticar de maneira lúdica o conteúdo ensinado durante as aulas no primeiro semestre", explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Veja alguns exemplos de brincadeiras da Hora do Recreio:
Jogo da forca (inglês e português)
A brincadeira de decifrar as palavras, letra por letra, fica mais dinâmica com ajuda da tecnologia. A cada erro, a imagem de um boneco é formada. O grau de dificuldade aumenta a cada rodada. Ideal para quem está aprendendo a ler e escrever ou já tem noções de língua estrangeira.
Quebra cabeça Sr. Batatoso
O famoso personagem do universo infantil aqui ganhou o apelido de Batatoso. A tarefa é dar vida à figura. Com ajuda do mouse, selecione parte como o chapéu, nariz e bigode. O exercício é de coordenação e lógica.
Jogo da tabuada
Neste jogo são apresentadas sentenças matemáticas de multiplicação como 5x9. A ideia é que os alunos proponham desafios aos amigos e descubram quem é o “fera” na multiplicação.
Que horas são?
"Ler" as horas é um dos primeiros desafios para quem já sabe os números. A ideia do jogo é que o aluno interprete a informação dada em um relógio analógico. Cada exercício oferece quatro opções, sendo apenas uma correta.
Números lógicos
A atividade exige um pouco mais de conhecimento matemático para a resolução dos problemas. A ideia é que o aluno resolva cruzadinhas, círculo aritmético e equações (soma, subtração, divisão e multiplicação).
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie