Museu permanece fechado para reformas no prédio da estação
Com as reformas no antigo prédio da estação ferroviária, a Secretaria de Educação e Cultura retirou temporariamente as peças do Museu, que funciona no local, para que o acervo não sofra nenhum tipo de avaria com as obras de reparo.
Enquanto as melhorias estão em andamento o Museu permanece fechado à visitação do público. O assunto foi abordado pela secretária Elizabete Milani Neme no programa de rádio “O Prefeito e Você”, que foi ao ar no último dia 18.
“Os serviços realizados referem-se à manutenção e conservação habitual do prédio, ou seja, providências que a prefeitura vem executando desde a ocupação do espaço com o museu”, explicou Bete.
As modificações no layout do museu fazem parte do planejamento de trabalho da Secretaria. “Estávamos com vários objetos doados guardados na reserva técnica e sem condição de serem expostos devido ao espaço restrito à única sala de exposição”, esclareceu a secretária.
O forro de várias salas internas está sendo substituído, como também de alguns pontos da plataforma externa, de embarque e desembarque, onde está acontecendo o reparo de alguns braços de madeira que sustentam a cobertura. Após a recuperação do forro e madeiramento as salas serão dedetizadas para evitar a incidência de cupins e pintadas internamente. “Cumprindo o planejamento, o restauro dos janelões de madeira será a próxima providência para que então os vidros quebrados possam ser repostos”, comentou Neme. Ela acrescentou ainda que, “somente depois dos serviços concluídos o acervo de objetos históricos será recolocado no espaço de exposição”. A secretária agradeceu a museóloga Raquel Milagres de Mattos que está orientando tecnicamente para a reorganização e também elaboração do Plano Museológico, que o Museu Municipal não tem.
A secretária lembrou que outros serviços foram realizados anteriormente quando o espaço interno foi restabelecido, à forma original, a partir da transferência do Grupamento da Polícia Militar para a sua sede própria, desmanchando-se o cômodo que havia sido construído. “Providenciamos o fechamento dos acessos à sala de bilheteria, por meio da instalação de portões fechados, evitando que pessoas fizessem uso ou ocupassem aquele espaço indevidamente durante a noite”. Ressaltou, “a prefeitura realiza a conservação diária do espaço através de limpeza interna e externa no entorno, manutenção e pequenos reparos no prédio, eliminação de goteiras, carpina na área externa, entre outros serviços de manutenção”.
A Associação Amigos da Estação e Memória Ferroviária de Colina, fundada em fevereiro deste ano, também utilizou o prédio para as suas reuniões. A Prefeitura mantém convênio com a rede ferroviária desde a instalação do museu no prédio da estação, que está cedido ao município por meio de comodato.
Parte do forro e braço de madeira substituídos na plataforma de embarque e desembarque.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie