Ação com diabéticos em Jaborandi é escolhida como modelo pelo Estado
Os resultados do “Dia D” do Diabetes foram tão satisfatórios que a ação, muito elogiada, foi considerada como projeto piloto que servirá de exemplo para todo o Estado.
A ação de atenção integral ao diabético aconteceu na manhã de sábado, dia 8, na EMEF “Arcanjo Gabriel” e mobilizou 70 profissionais entre técnicos e especialistas do AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Barretos e da área de saúde de Jaborandi, que juntos atenderam cerca de 220 pacientes.
“A saúde em Jaborandi avançou muito e em curto espaço de tempo. O mérito é do prefeito Ronan que soube designar uma equipe ímpar desde a Atenção Básica com as Estratégias da Saúde da Família, passando pela Atenção Especializada através do Centro de Saúde III, a média complexidade no Hospital Amadeu Pagliuso chegando na gestão municipal”, destacou a representante da DRS-V, Jussara Colli.
O morador Valdemar Pinto Neto elogiou a qualidade das consultas e do atendimento. “Nunca vi uma ação tão completa e organizada em prol da saúde da população”.
CONSOLIDAÇÃO DE PROJETO PIONEIRO
O médico dr. José Freitas, coordenador do projeto de matriciamento, enalteceu o comprometimento das equipes do AME e da Secretaria de Saúde de Jaborandi. “Hoje é um dia especial para mim e para a enfermeira Marilene Simeão, pois aqui se inicia um projeto modelo que deverá servir de exemplo para todo o Estado”, frisou Freitas.
O prefeito Ronan Cardozo agradeceu a Fundação Pio XII, AME e o Departamento Regional de Saúde pela escolha de Jaborandi como cidade piloto para a realização do projeto. “Sediar uma ação como esta, envolvendo cerca de 70 profissionais, além de alunos de medicina, é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade para continuar avançando com um só objetivo: promover uma saúde integral, resolutiva, eficiente e acessível aos jaborandienses”, explicou o prefeito.
Todos pacientes tiveram a pressão arterial e glicemia aferidos, receberam orientações de educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos. Além da triagem com enfermeiros, foram examinados por dentistas, fonoaudiólogos e médicos especialistas em cirurgia vascular e oftalmologia.
Além do prefeito Ronan, secretária Rita Pereira, coordenador administrativo Antônio Ribeiro Neto e vereador André Muramoto, a solenidade de abertura do evento contou com a participação do Dr. Edmundo Mauad, diretor da Fundação Pio XII; enfermeira Jussara Colli, representante da Diretoria Técnica da DRS-V; Dr. José Freitas, coordenador do Projeto de Matriciamento do AME; Miriam Marchioretto, gerente administrativa do AME e Marilene Simeão, gerente de enfermagem do AME.
A quadra da escola foi tomada pelo público atendido na campanha.
Postado em 15/08/2015
Por: A Redação