Diretor do SAAEC pede consumo racional de água
A mudança do clima tem surpreendido até os meteorologistas que atribuem esses efeitos, sentidos em todo o país, a fenômenos batizados de nomes estranhos ou a persistentes massas de ar quente, mas a verdade é que este é o inverno mais quente dos últimos 40 anos, segundo dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – Cptec, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A falta de chuva aliada à baixa umidade do ar, que tem atingido índices críticos, tornou a paisagem seca, os dias mais quentes e abafados. A chegada de uma frente fria no início desta semana diminuiu um pouco as temperaturas, mas chuva que é bom nada.
Outro problema da estiagem, que todos os anos ganha destaque na mídia, é o racionamento de água. Com a pior crise hídrica enfrentada pelo Estado, o reúso e economia de água são palavras de ordem. Esses são hábitos que devem ser introduzidos no cotidiano da população não só em época de seca.
Infelizmente o que se vê por aí ainda é a falta de consciência de muitos moradores, que lavam a calçada com mangueira e até deixam a água jorrando enquanto se lava o carro ou na conversa com a vizinha.
O diretor do SAAEC, Ricardo Casagrande, informou que as campanhas do departamento e as notificações nos casos de desperdício têm surtido efeito. “A população está gastando menos, mas é preciso economizar ainda mais. A reeducação e a reutilização são caminhos permanentes e sem volta. Colina não tem racionamento, o que dá a sensação de que não temos problemas, grande equívoco”, explicou Casagrande. Ele ressaltou, “não é porque captamos 100% da água de poços que podemos esbanjar. O desperdício precisa ser abolido porque a cada ano tem chovido menos e a precipitação é a única forma de recuperar os mananciais e reservatórios subterrâneos. Se isso não acontece como vamos suprir a população? Portanto, o problema é sério e necessitamos da colaboração de todos”, destacou Casagrande. Segundo ele, os moradores que praticam abusos e desperdícios estão sendo notificados, porém se houver reincidência será aplicada multa.
Consumidores sem consciência ainda insistem em lavar calçada, apenas com a mangueira.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie