Cartório realiza cadastramento biométrico de eleitores
Funcionários Anderson, Rosimeire, Carlos e Beatriz com os equipamentos que serão usados no cadastramento dos eleitores.
Em breve a 178ª Zona Eleitoral dará início ao cadastramento biométrico do eleitor que consiste na coleta das impressões digitais dos 10 dedos das mãos, foto e assinatura eletrônica. Todos os eleitores de Colina e Jaborandi deverão fazer o cadastro eletrônico, que tem como principal objetivo evitar fraudes no processo eleitoral.
A nova tecnologia foi repassada às técnicas judiciárias Beatriz Terra Carnio, Rosimeire Batista e o auxiliar Anderson Fornagieri que no mês de agosto estiveram em São Paulo, participando de treinamento no TRE.
O Cartório Eleitoral informou que o atendimento começará em breve e que estará divulgando a data e a forma do agendamento, que será feito pela internet.
“Como o procedimento demora alguns minutos será feito o agendamento para evitar filas e tempo de espera. A meta do TSE é que em 2018 todo o país tenha implantado a biometria, mas para isso 100% do eleitorado tem que estar cadastrado, então provavelmente a tecnologia ainda não esteja disponível para as eleições municipais do ano que vem”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.
A coleta das digitais, foto e assinatura eletrônica será feita numa sala adaptada para atender o público. A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.
A votação biométrica já foi adotada por alguns municípios e testada nas últimas eleições. Além do voto seguro, o sistema deve agilizar a votação. Atualmente, Colina tem 15.595 eleitores e Jaborandi 5.275.
Nas Eleições Gerais de 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 cidades de 23 estados participaram das eleições gerais após a identificação de suas impressões digitais.
No pleito municipal de 2012, a tecnologia alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 Estados.
E nas Eleições Gerais de 2014, foram identificados pela biometria mais de 21 milhões de eleitores de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo 15 capitais.
Segundo dados de março de 2015, mais de 24,5 milhões de eleitores brasileiros já estão aptos a serem identificados pelas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie