Meninas devem tomar a 2ª dose da vacina contra HPV
Neste mês de setembro as meninas de 9 a 11 anos, que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), devem retornar à sala de vacina da UBS “Fioravante Caldana”, na Vila Fabri, para receber a segunda dose.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação foi incluída no calendário vacinal. As meninas que completam 9 anos devem tomar a primeira dose e as que já tomaram a segunda precisam receber a 3ª dose para completar a imunização.
Apesar do sucesso na campanha de 2014, neste ano os números ficaram abaixo do esperado. Por isso, o Ministério da Saúde promove mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as filhas para tomar a 2ª dose contra HPV.
A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero. É indicada para adolescentes de 9 a 13 anos com três doses. Após a 1ª dose, a menina deve receber a 2ª seis meses depois. A 3ª, de reforço, cinco anos após a primeira dose.
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie