ELEIÇÕES 2016
Candidatos têm até dia 1º para se filiar
O movimento no Cartório Eleitoral cresceu bastante neste mês por conta de dúvidas relacionadas à filiação e desfiliação partidária, que é condição de legibilidade. O candidato deve estar filiado pelo menos um ano antes no partido que disputará a eleição do dia 2 de outubro, ou seja, o prazo termina dia 1º, daqui a 15 dias.
Em 2012 houve vários casos de candidatos que tiveram o registro da candidatura indeferido porque estavam filiados a menos de um ano no partido. Alguns até chegaram a ser eleitos, mas os votos foram anulados.
A filiação é simples é deve ser feita diretamente com o presidente do partido. Para a desfiliação a regra é um pouco mais complicada. “O interessado comunica o presidente do partido em que está filiado atualmente e traz a informação por escrito, endereçada ao Juiz Eleitoral, que é protocolada no Cartório. A documentação indica que foi dada ciência ao presidente do partido, comprovando a saída da legenda”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, que informou que o formulário de desfiliação está à disposição dos interessados.
Nos casos em que não há interesse em se candidatar tanto a filiação e desfiliação podem ser feitas a qualquer momento. Para os partidos que não estão mais vigentes na cidade, como é o caso do PV que não revalidou o prazo de validade do diretório, o interessado deve procurar o diretório estadual que geralmente é em São Paulo.
O Cartório Eleitoral fica na Av. Dr. Manoel Palomino Fernandes nº 659 - fone: 3341-2060.
PARTIDOS E PRESIDENTES
Colina possui 17 partidos regulares, aptos a disputar a eleição do ano que vem. Confira os partidos e os respectivos presidentes do Diretório Municipal. Colina: DEM – Jorge Vieira; PC do B - Joaquim Pires de Oliveira Franco; PDT – Júlio César Gonçalves; PEN – Yasser Ramadan; PMDB – Renê Daher; PPS – Fernando César Galletti; PP – Frederico Brait; PR - Fernando Daher; PRB – Inácio Cláudio Pereira; PRP – Rosa Maria Pereira Jerônimo; PSB – Rafael da Silva Cury; PSC – Vagner Tombi de Lima; PSD – Ronaldo Daher; PSDB – Sílvio Paro; PT – Luiz Humberto Paro; PTB - Osny Cezar Paro e SDD – José Arthur Junqueira Pinto.
Jaboranditem 12 partidos: DEM – João Roberto Moreira: PDT – Fabiano Rodrigo Firmino Lopes; PEN – Eduardo Atávila dos Santos; PP – Marcelo Henrique Lino de Almeida; PPS – Rangel Sales Cardozo; PROS – Isabel Cristina Foleto; PSB – Sílvia Helena Cunha Cardozo; PSD – Marcos Antônio Daniel; PSDB – Lenita Ramos Fabrício de Ávila; PT – Pedro Rodrigues Vieira; PTB – Elifas Ferreira de Araújo e SDD – Ailton Crispim. O município possui ainda três partidos que não estão mais vigentes: PMDB, PSL e PV.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie