Jaboticabal registra dois casos de raiva bovina
Após a morte de dois bovinos em uma propriedade de Jaboticabal, ocorridas em setembro, amostras colhidas dos animais e enviadas ao Instituto Biológico confirmaram a morte por raiva.
A equipe de controle de raiva do Escritório de Desenvolvimento Rural em Jaboticabal foi acionada e tomou todas as medidas de controle já que a raiva é uma doença que pode trazer graves prejuízos à pecuária, além do grande risco à saúde pública.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária fez a captura de 79 morcegos hematófagos que se encontravam em uma casa abandonada na propriedade rural onde foram confirmados os dois casos de raiva bovina.
Com a confirmação em Jaboticabal toda a região está em alerta. A melhor forma de prevenir a raiva é através da vacinação dos animais susceptíveis, que pode ser feita em bovinos, equídeos, ovinos e caprinos acima de 3 meses, principalmente em propriedades onde os animais são mordidos por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue.
A recomendação é que os proprietários rurais avisem a Secretaria de Saúde do seu município caso verifiquem animais mordidos de morcego ou com sintomas de raiva. Também deve ser informada as pessoas que tiveram contato com os animais suspeitos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie