VALE ESTE: Banco de Sangue de Ribeirão Preto celebra mês do Doador de Sangue
Em 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue; mês será marcado por campanha de conscientização em Ribeirão Preto
Novembro é o mês do doador de sangue, e o próximo dia 25 é a data escolhida para festejar esses anônimos personagens ao mesmo tempo em que se conscientiza a todos sobre a importância desse ato. Milhares de pessoas são responsáveis por salvar outras milhares de vidas todos os anos. Muitas, porém, sequer sabem disso. Os doadores de sangue, pessoas munidas de amor ao próximo e solidariedade, dirigem-se aos bancos de sangue de todo o país para, voluntariamente, tornar-se heróis. Para comemorar, todos os doadores de novembro que fizerem suas doações no Banco de Sangue de Ribeirão Pretoserão homenageados de uma forma especial com o tema da campanha. Diversas ações, tais como campanhas em parques da cidade, envio de SMS e e-mails, além de parcerias com escolas e empresas, estão previstas para todo o mês.
O objetivo, segundo o supervisor de captação Vinicius Queiroz, do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, é homenagear e agradecer a todos estes cidadãos que generosamente contribuem para salvar a vida de inúmeras pessoas e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue. "Infelizmente, se compararmos o número de doadores com o de não doadores, a imensa maioria da população ainda não realiza esse ato solidário. Muitas só despertam para essa importância quando um parente é quem necessita de sangue. Em contrapartida, todos os dias realizamos centenas de transfusões que dependem, exclusivamente, das doações", afirma.
Há ainda outro fator que chama a atenção nesta época do ano. Com o tempo quente estima-se que haja uma queda de até 40% nas doações. A proximidade do verão, as férias de final de ano e as festas que se aproximam são outras preocupações, já que muitos voluntários acabam viajando, e o número de doações pode cair ainda mais. "O mês do doador tem tudo para ser especial. Para isso contamos com a ajuda de todos os voluntários nesse ato de amor que éa doação", fala Queiroz.
Sobre o Dia Nacional do Doador
O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo presidente Castello Branco. A importância de doar é fácil de ser explicada. O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.
Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto
A unidade é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda à sábado (exceto feriados). Mais informações pelos telefones (16) 3610-1515 e (16) 99633-1790. Para os doadores há estacionamento gratuito na Rua Quintino Bocaiúva com a Amadeu Amaral.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Informações para a imprensa:
Novembro/2015
Fonte Assessoria de Imprensa
Tel.: (16) 2111-7200 / (11) 3014-3090
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie